Comportamento
Igualdade racial no mercado de trabalho só acontecerá daqui a 167 anos
Dados foram divulgados pelo Instituto Identidades do Brasil em Fórum Sim à Igualdade Racial no Memorial da América Latina em São Paulo
Na última quinta-feira, 5, o Instituto Identidades do Brasil divulgou, no evento Fórum Sim à Igualdade Racial no Memorial da América Latina em São Paulo, um estudo que aponta que a igualdade racial só será alcançada no mercado de trabalho brasileiro daqui a 167 anos. Isso significa que somente em 2190 as oportunidades oferecidas a pessoas negras e pessoas brancas estarão em pé de igualdade.
A estimativa oferecida é maior que o dado anterior, fornecido pelo Instituto Ethos, em 2017, que considerava o alcance da igualdade racial no mercado de trabalho em 150 anos. Ou seja, as desigualdades referentes a raça no país não diminuíram entre 2017 e 2023, pelo contrário, aumentaram.
O estudo considera que esse prazo de 167 anos deve ser mantido caso as políticas governamentais de reparação da desigualdade histórica entre pessoas negras e brancas no Brasil não sejam mais efetivas e rápidas. Porém, o trabalho reconhece que as empresas, nos últimos anos, aumentaram suas iniciativas de combate à desigualdade racial, por meio de contratações com recorte racial, por exemplo.
A metodologia adotada pelo Instituto para realização do estudo foi baseada em dados do Censo Demográfico, Pnad Contínua do IBGE, e do Cadastro Nacional de Desempregados (Caged).
Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), as mulheres negras são prejudicadas em todos os setores do mercado de trabalho, sendo as mais desempregadas, com menos rendimentos, ocupando menos cargos de chefia e a maior parte dos empregos informais. Elas têm 13,4% da taxa de desemprego, enquanto a de homens brancos é de 6,1%, menos que a metade.
A igualdade racial é uma das pautas contidas pela agenda do ESG (Environmental, Social and Governance), que tem expandido e ganhado cada vez mais espaço no mundo dos negócios.
Imagem: Envato