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Como se preparar para as datas comemorativas no e-commerce

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Alcançar novos clientes, fortalecer o relacionamento com os existentes e potencializar os lucros. Não tem como negar que os períodos que antecedem as datas comemorativas no e-commerce são fatores determinantes para impulsionar os negócios, conquistar resultados expressivos e superar momentos de recessão. Em outras palavras, compreender a sazonalidade no universo on-line é ponto-chave para crescer e se destacar em um mercado cada vez mais acirrado.  

Para se ter uma ideia, a semana que antecedeu o Dia das Mães deste ano, considerada uma das datas comemorativas mais importantes para o comércio eletrônico, registrou alta de 15% nas vendas em lojas virtuais na comparação com 2022, segundo estudo conduzido pela Rakuten Advertising. Os consumidores também investiram mais nos presentes: o ticket médio gasto na internet para as compras foi 25% maior do que no ano passado. 

Nesse contexto, é fundamental estar atento e preparado para as melhores datas que se adaptam ao nicho de cada negócio e público-alvo. A falta de planejamento pode atrapalhar o desempenho do negócio e impactar a percepção do cliente em relação à marca. 

Defina suas oportunidades 

Selecione as datas comemorativas que têm relação direta com seu ramo de atividade; as mais relevantes do ano, cujo aumento de vendas é praticamente certo; e ainda dê atenção aos períodos em que a conversão é menor. É importante estudar dados e relatórios dos anos anteriores para entender a performance do e-commerce em cada época do ano. Caso o negócio seja novo, é preciso obter o maior número de dados possíveis dos concorrentes, observando o comportamento nas redes sociais, por exemplo. 

 Esse é o ponto de partida para programar estoque, logística, ações de marketing e assim por diante. 

Aposte em promoções atrativas e personalização 

Primeiramente, envolva os consumidores no clima do momento customizando o site de acordo com a data. Depois, ao analisar o comportamento de compra de cada usuário, crie condições exclusivas. Isso mostra que a marca entende sobre suas necessidades e está atenta aos seus interesses. Vale-presentes; ofertas e promoções especiais; cupons de desconto; produtos personalizados; kits etc. Promoções bem elaboradas podem alcançar diferentes objetivos, como renovação de estoque, atração de novos consumidores, lançamento de produtos, programas de fidelidade, entre outros. 

Invista na experiência do usuário 

Mais atentos e exigentes do que nunca, os consumidores dos novos tempos também querem vivenciar uma experiência positiva em toda a jornada de compra. Portanto, é importante encontrar uma loja bem organizada e com informações claras. A navegação também precisa ser a mais simples possível para não causar dificuldade ou gerar empecilhos na hora de fazer pedidos. A experiência de compra ainda envolve a interação com o cliente, seja na hora de esclarecer uma dúvida ou enviar uma mensagem de agradecimento.  

Soluções omnichannel também devem ser consideradas. Integrar mais de um canal de atendimento, comunicação e venda facilita a jornada de compra e gera mais oportunidades. 

Divulgue as ações com antecedência 

A comunicação das vantagens e dos diferenciais que o seu e-commerce desenvolveu para o público deve acontecer pelo menos um mês antes das datas, principalmente às relacionadas aos eventos de maior influência. Desenvolva banners específicos, seções especiais e não se esqueça das cores. Direcione os conteúdos para e-mail marketing; anúncios no Google e outras plataformas, ações nas redes sociais e em sites/blogs parceiros. 

Imagem: Envato


Felipe Macedo fala sobre preparação do e-commerce para datas comemorativas

Imagem: NB Press

*Felipe Macedo, co-CEO e Fundador da Corebiz.  A Corebiz, instituição que faz parte do WPP, é referência na implantação de negócios digitais na Europa e na América Latina. Conta com escritórios no Brasil, no México, no Chile, na Argentina e na Espanha, e já executou projetos em mais de 43 países entre as maiores marcas do mercado com serviços de implantação e crescimento de e-commerce, SEO, Mídia e CRO.

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