Economia

Segundo estudo, 78% dos produtos da Black Friday mostram tendência de crescimento nas vendas

Estudo do IBEVAR – FIA Business School indica que maioria dos itens devem vender mais; os mais procurados são eletrodomésticos

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Vitrine com cartaz escrito "Sale up to 50% Black Friday"

De acordo com o estudo do IBEVAR-FIA Business School, as projeções para 2023 indicam que dos 23 itens examinados, 78%, mostram tendência de crescimento das vendas na Black Friday em relação a 2022. Para apenas quatro itens, 18%, registra-se queda e somente um item tem estabilidade em relação ao ano passado. Portanto, estima-se que a Black Friday de 2023 será melhor que a de 2022. 

O mesmo resultado se repete comparando 2023 com 2019, isto é, antes da pandemia. Dos 23 itens examinados, observa-se um resultado melhor em 2023 que em 2019 para 16 deles, ou seja, 70% dos produtos examinados. Reforça-se assim a expectativa de uma Black Friday melhor. Resultado esse que já vinha sendo projetado pelos indicadores IBEVAR – FIA.

Foram considerados os seguintes produtos: celulares (Iphone, Galaxy, Motorola, Xiaomi); notebooks (notebook, Macbook); tablets (Ipad, tablet); smart watches (Iwatch, smartwatch); fone de ouvido (fones, headphone, airpod); videogames (Xbox, Playstation, Nintendo); eletroeletrônicos (smart tv, geladeira, ar-condicionado, lavadora, micro-ondas, forno, fogão). 

Considerando um conjunto típico de produtos comercializados mais intensamente na Black Friday, o IBEVAR – FIA avalia o pulso do varejo e suas principais tendências, ou seja, procura identificar o desempenho para o comércio varejista em geral, tendo em vista a grande superposição dos canais físicos e virtuais.

Desde 2016, observa-se um aumento notável na procura por produtos tecnológicos e eletrodomésticos, refletindo não apenas um maior acesso à internet e aos dispositivos móveis, mas também uma mudança no estilo de vida e nas necessidades do consumidor moderno.

O presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School , Claudio Felisoni de Angelo, atribui essa perspectiva de vendas à retração da inflação, “o IPCA acumulado de janeiro a setembro de 2021 registrou a marca de 10,1%. No mesmo período, a inflação em 2022 foi de 5,8% e em 2023, 5,2%. Como se sabe a inflação é um imposto, pois retira renda real das famílias”, revela o professor.

O estudo do IBEVAR – FIA evidencia também que desde 2016, observa-se um aumento notável na procura por produtos tecnológicos e eletrodomésticos, refletindo não apenas um maior acesso à internet e aos dispositivos móveis, mas também uma mudança no estilo de vida e nas necessidades do consumidor moderno.

Imagem: Ashkan Forouzani na Unsplash 

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