Inovação

Cases de empresas que falharam em inovar

Se recusar a evoluir com a tecnologia pode ser fatal para companhias, especialmente em um mundo que inova tão rápido

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Polaroid em fundo azul

Inovar assusta alguns, e maravilha outros. Enquanto uns querem ir rápido demais e acabam se prejudicando com desafios imprevistos no meio do caminho, outros podem cometer o erro de se agarrar ao que dá certo hoje, e não buscar a adaptação para um mundo mais moderno. Nenhum dos dois extremos é positivo, afinal de contas, a mudança e a inovação são inevitáveis, mas é preciso saber lidar com elas na medida certa.

Conheça alguns cases que, segundo o estudo da Valuer+, falharam ao não inovar, e ficaram para trás no fluxo do tempo, que tem avançado cada vez mais rápido.

Kodak

A primeira câmera digital foi inventada por Steve Sasson, engenheiro da Kodak, em 1975. Porém, quando viram a invenção, as lideranças da empresa acharam genial, mas perigoso demais. Decidiram esconder a tecnologia para não afetar o mercado de câmeras analógicas, com filme. Por isso, foi ultrapassada por outras empresas que lançaram a tecnologia primeiro. Em 2012, a Kodak fechou por falência.

Nokia

A Nokia foi a líder global em celulares nos anos 90 e 2000. Quem não se lembra dos imortais tijolões da Nokia (e com saudade) é porque é muito jovem para tê-los conhecido. Porém, a empresa focava muito em hardware, criando equipamentos muito resistentes, mas nem tanto em software. Ela tinha medo de deixar os clientes fieis para trás ao inovar demais. Com isso, ela mesma foi ultrapassada pelos smartphones, quando, em 2007, a Apple lançou o iphone. Em 2008, a Nokia tentou criar seu próprio smartphone, mas era tarde demais.

Yahoo

O Yahoo foi uma das principais empresas de mídia e tecnologia em 2005, mas, com os anos, perderam muito de sua relevância. Suas ações chegaram a valer US$ 125 bilhões, mas, agora, foram vendidas por US$ 5 bilhões para a Verizon. As decisões que trouxeram o Yahoo até aqui foram investir muito em aumentar seus clientes, mas não priorizar melhorar a experiência do cliente. Eles não evoluíram, e continuaram oferecendo o mesmo serviço, deixando os clientes insatisfeitos. Em 2002, a Yahoo teve oportunidade de comprar o Google, mas recusou. Em 2006, teve a oportunidade de comprar o YouTube, mas baixou a proposta, e ela foi recusada.

Imagem: PatriFoto de Patrick na Unsplashck na Unsplash

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