Inovação
Engajamento das marcas no metaverso em novembro de 2023
Veja como algumas marcas aproveitaram o metaverso para se conectar com a geração Z este mês
As ativações de marcas no metaverso em novembro abrangem a edutainment (educação+entretenimento) do trabalho, um diário de viagem para a Geração Z e uma busca de moda que mescla o virtual com o mundo real: a empresa de cosméticos americana, E.l.f Beauty, estreia no Roblox; o grupo hoteleiro Marriott Bonvoy, atrai hóspedes da próxima geração com jogos de viagem (e um convidado surpresa) no Fortnite, e a exposição Gucci Cosmos se instala no The Sandbox.
Veja abaixo os detalhes do relatório da Stylus.
E.l.f Beauty oferece jogos para os empreendedores da Geração Z
Em sua estreia no metaverso, a empresa de cosméticos vegana e livre de crueldade, E.l.f Beauty, lançou o E.l.f. Up! no Roblox, consolidando seu status como a marca de beleza número um para adolescentes nos EUA. Com 84% dos Gen Z dos EUA escolhendo o empreendedorismo como carreira, os jogadores embarcam em um jogo para iniciar a vida no trabalho.
Desenvolvido pela empresa americana de jogos de metaverso, Supersocial, os jogadores lançam seus próprios negócios e interagem com personagens NPCs. As opções de início incluem a academia de escalada de negócio, o estúdio de gravação, a joalheria e galeria de arte, e a instituição de caridade marinha – todas nomeadas com base no principais produtos da E.l.f.
É importante destacar que tratar os clientes NPC com gentileza é recompensado com mais visitas de clientes no jogo. Isso está alinhado com os 88% dos Gen Z que dizem que se expressar em espaços imersivos os deixa mais confortáveis do que na vida real e a tendência em direção à gentileza como uma métrica de desempenho.
Jogos de hotel da Marriott Bonvoy
Em busca de atrair hóspedes mais jovens, a Marriott Bonvoy estreou no Fortnite, sendo o primeiro grupo hoteleiro a fazer isso na plataforma de jogos online. Com a Geração Z representando 39% dos jogadores de Fortnite nos EUA, a mudança está alinhada com o amor da geração por viagens e o aumento do “set-jetting” – a descoberta de novos locais por meio das redes sociais e sites.
Em Marriott Bonvoy Land, um parque virtual acessado através do modo creative do Fortnite, os avatares dos jogadores são recebidos por um concierge virtual e podem jogar um dos quatro jogos temáticos do hotel refletindo quatro marcas da Marriott Bonvoy. Isso inclui um labirinto que leva a uma festa com DJ no terraço para os hotéis W & Resorts e uma corrida de obstáculos com tema fitness para os hotéis & Resorts da Westin.
A promoção de lançamento incluiu uma parceria com o criador de conteúdo americano do Fortnite e transmissor do Twitch, Sommerset, jogando Marriott Bonvoy Land com o convidado surpresa: Brooklyn Beckham. A corrida deles pela Westin já foi assistida por mais de 181 mil dos 1,7 milhão de seguidores de Sommerset.
Gucci Cosmos atrai fãs de moda que mesclam o virtual e o real
A exposição Gucci Cosmos foi lançada na plataforma de jogos virtuais The Sandbox, onde os jogadores constroem seus próprios espaços. Celebrando os 102 anos da marca, o Gucci Cosmos Land leva os jogadores a uma corrida por recriações dos sets projetados por Es Devlin, esculturas e instalações multimídia originais. As missões do avatar incluem coletar tesouros e responder a perguntas relacionadas à Gucci, como quem projetou o logotipo e quando foi aberta a primeira loja.
Os 100 jogadores mais rápidos receberão um dos quatro looks de avatar da passarela da Gucci, incluindo o icônico terno de veludo vermelho de 1996 de Tom Ford e um conjunto do desfile de estreia de Sabato De Sarno na Milan Fashion Week. E o prêmio pode parecer bobo, mas não é. Uma pesquisa da Roblox revelou que 56% dos Gen Z dos EUA e do Reino Unido consideram mais importante estilizar seus avatares do metaverso do que a si mesmos na vida real, e 43% desejam mais looks de avatar equivalente as possibilidades físicas de marcas de moda.
Informações: Stylus/ Tradução livre: Central do Varejo
Imagem: Envato