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A Geração Z está encontrando marcas via Pinterest

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Geração Z

Alguns membros da Geração Z estão abrindo o Pinterest, em vez do TikTok, para se inspirar na hora de fazer compras. Isso foi discutido em uma palestra no eTail East, com um grupo focal de membros da Geração Z conhecido como “Z Suite”, parte do Berns Communication Group.

O próprio Pinterest afirmou que mais de 40% dos usuários da plataforma agora pertencem à Geração Z. Além disso, a Geração Z é o “maior e mais rápido grupo demográfico em crescimento” na plataforma, disse o CEO do Pinterest, Bill Ready, durante uma teleconferência de resultados em maio. Agora, mais marcas estão considerando o Pinterest como parte crucial de sua estratégia para alcançar a Geração Z.

“Adoro criar mood boards, então tento encontrar tendências de nicho no Pinterest e depois vou ao TikTok para ver se essa tendência está em movimento ou se um determinado produto está em evidência”, disse Olivia Meyer, membro do “Z Suite”. “Como outras pessoas da minha idade estão estilizando essa peça? É funcional? É de boa qualidade? Então, [estou] buscando uma certa validação no TikTok, mas começando no Pinterest.”

Naomi Barrales, outra integrante do “Z Suite”, disse que ela também começa sua jornada de compra no Pinterest. “Acho que ele tem uma base enorme de tanta inspiração”, disse ela. “A Geração Z gosta de se basear em vibes”, acrescentou, rindo.

Meyer e Barrales não são os únicos membros da Geração Z que recorrem ao Pinterest. “O Pinterest está rejuvenescendo, o que é raro em aplicativos de internet voltados ao consumidor, que geralmente envelhecem à medida que amadurecem”, disse Ready durante a teleconferência de resultados do primeiro trimestre da empresa em maio. “A Geração Z vem à nossa plataforma para se inspirar e para fazer compras. Eles salvam mais [conteúdos] do que outros grupos demográficos e também veem valor em novos formatos de conteúdo, como colagens, e enxergam o Pinterest como um destino distinto e separado de outros aplicativos de mídia social.”

Agora, mais marcas estão tentando ter uma presença no Pinterest para alcançar a Geração Z, 39% dos quais estão “constantemente em modo de compras e navegação”, de acordo com um estudo de 2024 da L.E.K. Consulting.

Leia também: Amazon fecha parceria com Pinterest e TikTok

Uma das marcas que utiliza o Pinterest é a American Freight, uma varejista de bens domésticos com desconto que vende sofás, geladeiras e colchões. Ela estima que 10% de sua base de clientes pertence à Geração Z. À medida que mais membros da Geração Z compram apartamentos ou casas, a American Freight espera aumentar esse número. O Pinterest está se mostrando importante para essa missão.

“É uma plataforma realmente importante para nós, e estamos construindo nossa presença lá e prestando muita atenção nisso”, disse Lauri Joffe Turjeman, diretora de marketing da American Freight, ao Modern Retail no eTail. “Esse é um grande lugar onde as pessoas estão obtendo inspiração. Isso inspira parte do funil.”

A página do Pinterest da American Freight tem 15.500 seguidores. Suas postagens, que os usuários podem “fixar”, promovem produtos como sofás abaixo de $500 e conjuntos de quartos de três peças por menos de $800. Outras são vídeos de 15 segundos ou levam os espectadores a um tour pelo armazém. Todos os pins levam de volta ao site online da American Freight, onde os usuários podem ler avaliações dos produtos e aprender mais detalhes.

A Béis, uma marca de malas, tem quase 5.000 seguidores no Pinterest. Seus pins promovem novos produtos, como mochilas e malas de mão. A Béis disse ao Glossy que sua receita proveniente do Pinterest cresceu 700% em três meses deste ano. “Isso foi com um esforço muito baixo”, disse Liz Money, vice-presidente sênior de marca e criação da Béis, ao Glossy. “Não estamos investindo dinheiro nisso. Está apenas crescendo organicamente.”

As marcas podem, no entanto, pagar para anunciar no Pinterest, por meio do programa de anúncios da plataforma, e muitas estão começando a reservar espaço em seus orçamentos de marketing para o Pinterest. Metade dos gastos com anúncios do primeiro trimestre do Pinterest nos EUA veio da categoria de compras, segundo a empresa de inteligência de mercado Sensor Tower.

Mas, historicamente, o Pinterest passou por períodos em que lutou para convencer as marcas a aumentar seus investimentos na plataforma, especialmente durante tempos econômicos mais desafiadores. No início de 2023, por exemplo, algumas marcas disseram ao Modern Retail que estavam, na verdade, reduzindo o Pinterest depois que as métricas de desempenho não foram tão fortes quanto esperavam.

Sob o comando de Ready, que se tornou CEO do Pinterest em 2022, a empresa tornou as compras uma parte maior de sua plataforma para tentar obter uma vantagem sobre concorrentes como o TikTok Shop. Nos últimos 12 meses, o Pinterest anunciou parcerias de publicidade de terceiros com Amazon Ads e Google para aumentar suas capacidades de compras. No último trimestre, o Pinterest adicionou ainda mais funcionalidades de compra, incluindo a reexibição de pins de produtos com base no histórico de navegação dos usuários.

Graças a essas funções, os cliques para anunciantes “mais que dobraram” ano a ano, disse Ready em maio. O Pinterest também teve seu crescimento mais rápido de usuários desde 2021 no último trimestre, graças a uma “contribuição emergente” de seus parceiros de terceiros, acrescentou Ready.

Imagem: Envato
Informações: Julia Waldow para Modern Retail
Tradução livre: Central do Varejo

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