Connect with us

Comportamento

A pegada econômica da Geração Alfa

O impacto econômico dos que nasceram nativos digitais na segunda década do século pode transformar todo o cenário que conhecemos

Published

on

Crianças mexendo no celular

Crianças mexendo no celular

A Geração Alfa – de pessoas nascidas entre 2010 e 2025 – está preparada para remodelar o cenário do consumidor, exercendo uma influência econômica sem precedentes, impulsionada pela sua relação inata com a tecnologia. À medida que esta geração amadurece, prevê-se que a sua pegada econômica atinja surpreendentes 5,46 bilhões de dólares até 2029.

Esta geração não está simplesmente herdando um mundo digital – está nascendo nele. Desde as suas primeiras interações com a tecnologia até o seu papel na definição das tendências digitais, a jornada do consumidor está perfeitamente interligada com experiências orientadas pela tecnologia.

Com a tecnologia integrada em todos os aspectos das suas vidas, a experiência do consumidor da Geração Alfa é caracterizada por gratificação instantânea e por interações personalizadas. Os algoritmos tornaram-se uma parte esperada da experiência do consumidor, moldando preferências e selecionando conteúdo adaptado aos seus gostos individuais.

Ao contrário de qualquer geração anterior, a Geração Alfa vai redefinir o cenário do consumidor, influenciando e determinando uma parte significativa dos seus próprios gastos. À medida que deixam de ser vozes de influência apenas nas suas famílias para se tornarem criadores de tendências tecnológicas, o seu poder econômico será realmente transformador.

Influência econômica da Geração Alfa

O impacto econômico da Geração Alfa já está começando a se manifestar. Até o final de 2024, quando todo o grupo terá nascido, estima-se que serão gastos anualmente 5,39 bilhões de dólares neste grupo demográfico emergente. Prevê-se que este número aumente de forma constante, com um crescimento anual de 10 mil milhões de dólares todos os anos, demonstrando a notável influência que a Geração Alfa exerce sobre as decisões de compra das famílias.

No entanto, o verdadeiro marco está próximo em 2029, quando os membros mais velhos da Geração Alfa entrarão na idade adulta e os mais novos atingirão a idade de cinco anos. Nesta conjuntura, prevê-se que a sua pegada econômica coletiva ultrapasse os 5,46 bilhões de dólares.

Notavelmente, os gastos futuros desta geração como consumidores têm um peso substancial. À medida que a geração envelhece, os indivíduos terão uma autonomia crescente nas suas próprias finanças e influência em algumas despesas familiares (tais como vestuário, recreação, tecnologia e alimentos/bebidas).

Gastos financeiros futuros

Estima-se que, em 2024, o gasto direto ou a influência da Geração Alfa atingirá 1 bilhão de dólares ou 1,5% da economia de consumo global, e que em 2029 o seu poder de compra direto será superior a 1,7 bilhões de dólares a nível mundial, solidificando o seu estatuto como um potente força que molda as indústrias e impulsiona o crescimento econômico.

A ascensão econômica da Geração Alfa não é apenas um número, mas é uma prova da sua competência digital e do profundo impacto que terá nos mercados e indústrias em todo o mundo.

O panorama do consumo está evoluindo em um ritmo sem precedentes, impulsionado pela Geração Alfa, que entende de tecnologia. À medida que esta geração cresce e amadurece, a sua influência econômica está preparada para revolucionar o mundo dos negócios, redefinindo as regras de envolvimento para as indústrias que procuram captar a sua atenção.

Cada marca, produto ou empresa está a apenas uma geração da irrelevância. No entanto, tal é a dimensão demográfica e a influência econômica da Geração Alfa, que qualquer organização que não consiga compreender e envolver-se com esta geração global estará à beira da extinção.

Por: McCrindle