Colunistas
A sua empresa está preparada para ter a Geração Z como cliente?

Os nativos da Geração Z têm contribuído para mudanças significativas tanto para o varejo quanto para o consumo. Nascidos entre 1996 e 2010, eles têm uma característica que difere totalmente das gerações anteriores: priorizar empresas que estejam alinhadas às causas relevantes do mundo atual.
É uma geração com exigências próprias e que está fazendo com que as empresas se mobilizem para satisfazê-las. Marcas com produtos testados em animais, que não tenham responsabilidade social e ambiental, por exemplo, são automaticamente rejeitadas. A adaptação das empresas, de setores variados, para um novo olhar sobre o consumo, é necessária e urgente.
Nas estratégias de vendas do varejo, a influência da Geração Z tem sido profunda e transformadora, forçando as marcas a repensarem em certos detalhes, que abrangem a experiência do cliente, os canais de comunicação e os seus valores como empresas. Esse público, além de altamente engajado, é também formado por consumidores exigentes e muito bem informados.
Esse novo consumidor busca experiências ultraconectadas entre o online e o offline. E as marcas precisam integrar seus canais de forma coerente para atender com excelência a essa expectativa. Além disso, é necessário investir em experiências de compra personalizada, recorrendo a recursos de Inteligência Artificial para recomendar produtos com base no comportamento, histórico de compras e preferências pessoais dessa nova geração de clientes.
Sem contar que os “Zs” têm baixa tolerância para processos lentos e a sua empresa vai ficar para trás se não investir em entregas rápidas, atendimento ágil e interfaces intuitivas. Aí eu lhe dou um conselho que vale ouro: invista na qualidade do conteúdo que é postado nas redes sociais da sua empresa.
A Geração Z presta atenção ao conteúdo e é necessário que as redes sociais das marcas estejam preparadas para tanto. Elas não devem ser apenas meras reprodutoras de publicidade, como acontecia no passado recente, mas devem funcionar como canais de descoberta e venda direta. Diante disso, é imprescindível que a sua empresa passe a considerar parcerias com influenciadores, que podem gerar mais impacto do que as campanhas tradicionais.
Por fim, trago a grande importância que a Geração Z dá ao valor do produto, ao saldo positivo do custo-benefício. Eles comparam preços, leem avaliações e priorizam produtos cujo preço seja coerente com o que oferecem. Ou seja, está mais do que na hora de sua empresa fazer uma autoanálise e identificar se ela está adaptada aos perfis de clientes atuais.
Imagem: Envato
*Flavia Mardegan é escritora internacional, duas vezes best-seller nacional e mestre em administração de empresas. Com 28 anos de mercado e mais de 22 mil pessoas impactadas, é CEO da Mardegan Transformation and Results, onde se especializa no desenvolvimento de áreas comerciais e de atendimento ao cliente. Reconhecida por sua abordagem empática, estratégica e orientada para resultados, lidera iniciativas que impulsionam a performance e aprimoram a experiência do consumidor. Sua empresa, signatária do Pacto Global da Rede Brasil – ONU, reforça o compromisso com práticas empresariais sustentáveis e de impacto social.