Eventos
Prêmio Destaque Franchising consagra empresas e iniciativas
Empresas do setor foram reconhecidas na reformulação da categoria ESG; Arlan Roque vence no quesito Educação
No último dia 3, o mundo do franchising brasileiro se reuniu no Golden Hall do WTC São Paulo para a cerimônia de entrega do Prêmio ABF Destaque Franchising 2024. Organizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o evento reconheceu as melhores práticas e iniciativas de marcas associadas.
Neste ano, a grande novidade foi a reformulação da categoria Sustentabilidade, agora denominada ESG (Environmental, Social and Governance), que passa a reconhecer não apenas as dimensões tradicionais, mas também a performance geral das redes franqueadoras nesses quesitos.
O grande destaque da noite nessa categoria foi o Mercadão dos Óculos, franquia do setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar, que não apenas conquistou o prêmio na categoria Referência em ESG, mas também foi o vencedor na dimensão Social com o projeto “Olhares do Bem”. Esse projeto tem o objetivo combater a evasão escolar no Brasil causada pela deficiência visual infantil, oferecendo triagens, consultas oftalmológicas e doações de óculos para crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os resultados impressionam: mais de 9,8 mil crianças atendidas, mais de 3 mil óculos doados e um envolvimento de 40 instituições e comunidades em dez estados e 28 municípios.
Na categoria Ambiental, a vencedora foi a Peça Rara Brechó, com o sucesso do projeto “Vida nova para suas roupas – Mercado de second hand no Brasil”. Com o propósito de promover a economia circular e a sustentabilidade, a rede incentivou o consumo consciente e a reutilização de itens sem utilidade, envolvendo 95 lojas em todo o país e beneficiando mais de 5,5 milhões de peças.
Já na dimensão Governança, a Farma & Farma se destacou com o projeto “Gestão do Cuidado”, fundamentado em metodologias integradas e focado no cuidado com colaboradores e sustentabilidade socioambiental. A transformação na cultura organizacional resultou em integração, redução no consumo de papel e significativa redução das emissões de CO2.
No quesito Performance, a rede Portal Solar recebeu o prêmio da ABF graças ao case de estruturação do Portal Solar Franquia, demonstrando seu compromisso em “democratizar a energia solar no Brasil”.
O Prêmio ABF Destaque Franchising Educação premiou Arlan Roque, administrador de empresas, diretor de expansão da rede Cacau Show e colunista da Central do Varejo, pela sua obra “Empreendedores de Coração – Histórias de superação e perseverança de franqueados de sucesso”. Em seu livro, Roque explora as motivações dos franqueados retratados, desde a decisão de empreender até a escolha do sistema de franquias, destacando suas influências familiares e os ambientes que moldaram suas trajetórias.
O autor enfatiza a capacidade de superação de cada franqueado diante dos desafios, fornecendo inspiração não apenas para outros profissionais do franchising, mas também para empreendedores em geral. No livro, ele ressalta a importância do apoio e da colaboração com os franqueadores e mostra como o sistema de franchising no Brasil proporciona aprendizados e experiências para o sucesso nos negócios.
Por fim, na categoria Fornecedor, a mLabs foi premiada pelo seu papel fundamental no crescimento da presença digital da franquia Casa do Construtor.
Maria Brasileira vence o Prêmio Destaque Franchising na categoria Franqueador do Ano
No evento, a Maria Brasileira, líder no setor de limpeza residencial e empresarial e pioneira em serviços múltiplos, foi consagrada como grande vencedora do Prêmio de Franqueador do Ano.
A conquista se deve, entre outros fatores, à sua excelente pontuação na Pesquisa do Selo de Excelência em Franchising (CEF). Fundada em 2013 em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a empresa se tornou uma referência no mercado nacional de franquias.
Está prestes a atingir a marca de 500 unidades, com metade delas pertencendo a multifranqueados. Superando em 17% a meta de faturamento prevista para 2023, a franqueadora projeta um crescimento de R$ 175 milhões para este ano. A rede atualmente conta com mais de nove mil facilitadores (como são chamados os profissionais de limpeza cadastrados).
Tom Moreira Leite, presidente da ABF, enfatizou a importância de reconhecer e premiar as redes de franquias por seu compromisso com os princípios ESG, educação e fornecedores qualificados, destacando que essas marcas são referências e fontes de inspiração para todo o setor. “Nós, da ABF, temos visto o quanto as marcas estão, cada vez mais, demonstrando seu compromisso com os princípios ESG, mantendo suas práticas de capacitação e treinamento de franqueados, porque franchising é educação, e vemos também fornecedores altamente qualificados para atender com excelência o setor, ou seja, todos contribuindo para o fortalecimento do franchising íntegro”, concluiu.
Imagem: Keiny Andrade/ABF