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Acordo entre Amazon Brasil e MDIC visa fortalecer exportação de micro, pequenas e médias empresas

Acordo deve facilitar o acesso internacional a produtos desenvolvidos no Brasil

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Trabalhadores da Amazon; comissão francesa. Conceito de marketplace

Um acordo firmado na última terça (2) entre a Amazon Brasil e a Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC) tem como objetivo fortalecer a cultura exportadora entre os empreendedores brasileiros e facilitar o acesso ao mercado internacional. A parceria foca nas micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

A parceria resultou do chamamento público aberto pela Secretaria de Comércio Exterior em 4 de dezembro de 2023, no qual a Amazon Brasil propôs ações de estímulo à exportação de empresas brasileiras. De acordo com o MDIC, “trata-se de modelo de chamamento permanente (não concorrencial), sem transferência de recursos entre os envolvidos. Dessa forma, toda empresa interessada pode apresentar suas propostas para apoiar a Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE).”

Atualmente, a Amazon Brasil oferece o programa Vendas Internacionais, que facilita o acesso das empresas brasileiras ao mercado internacional. A organização possui mais de 78 mil vendedores parceiros no Brasil, dos quais 99% são MPMEs. “Mais de 4% desses vendedores exportam seus produtos por meio do nosso programa”, afirmou Daniel Mazini, presidente da Amazon no Brasil, durante a assinatura do acordo. Ele destacou a importância da internacionalização para o crescimento das MPMEs e para o fortalecimento da economia do país.

O acordo tem um prazo de vigência de 30 meses e prevê sete ações principais:

  1. Reuniões semestrais entre a Secex e a Amazon Brasil para abordar oportunidades e desafios enfrentados por empresas que desejam exportar por e-commerce.
  2. Compartilhamento de conteúdo técnico gratuito pela Amazon com a Secex, para uso em ações educacionais da PNCE.
  3. Divulgação, aos vendedores parceiros da Amazon Brasil, de ações da Secex no âmbito da Cultura Exportadora, incluindo busca por linhas de crédito e programas educacionais sobre exportação.
  4. Participação de representantes de governo em iniciativas da Amazon Brasil para educar vendedores sobre a exportação via comércio eletrônico.
  5. Participação da Amazon Brasil em futuras edições do programa Elas Exportam, discutindo habilidades, conhecimentos e oportunidades na exportação.
  6. Realização de mesa redonda virtual com a Secex e empresas lideradas por mulheres que exportam via Amazon Brasil, promovendo o diálogo sobre a realidade dessas empresas e suas histórias de sucesso.
  7. Organização de evento presencial ou virtual para promover a cultura exportadora, convidando empresas brasileiras que exportam pelo Programa de Vendas Internacionais para compartilhar suas experiências.

De acordo com o MDIC, a primeira reunião será realizada em um mês e os treinamentos ocorrerão nos próximos nove meses. A pasta ainda não explicou como as pequenas empresas terão acesso às ações. “Tão logo tenhamos o planejamento finalizado, divulgaremos esses detalhes”, informou o ministério.

Trabalhadores da Amazon; comissão francesa. Conceito de marketplace

Imagem: Reprodução