Connect with us

Operação

Adidas registra primeiro prejuízo líquido anual em mais de 30 anos

Published

on

adidas

A Adidas anunciou na última quarta-feira (13) os resultados do quarto trimestre de 2023 e do ano inteiro, que ficaram aproximadamente em linha com os resultados preliminares divulgados no início deste ano. As vendas em 2023 caíram 4,8% para 21 bilhões de euros (cerca de US$ 23 bilhões), e embora a Adidas tenha evitado um prejuízo operacional, registrando 268 milhões de euros de lucro em vez disso, a varejista ainda registrou um prejuízo líquido de 58 milhões de euros. O prejuízo, atribuído pela Adidas à “taxa extraordinariamente alta de impostos”, é o primeiro prejuízo anual em três décadas. O último prejuízo operacional anual da Adidas foi em 1993, e seu último prejuízo líquido anual foi em 1992.

“O resultado do quarto trimestre foi um tanto irrelevante dado o pré-anúncio algumas semanas atrás, e não vimos ou ouvimos grandes surpresas hoje”, disseram os analistas da Wedbush liderados por Tom Nikic em comentários por e-mail, observando que as orientações para o próximo ano são “bastante conservadoras”.

Em seu comunicado, a Adidas destacou que seu lucro operacional foi quase 1 bilhão de euros, melhor do que o previsto: A varejista, em março do ano passado, estava projetando um prejuízo operacional de até 700 milhões de euros devido ao temor de que a empresa tivesse que baixar parte ou toda a sua mercadoria Yeezy restante. Em vez disso, a Adidas vendeu o inventário peça por peça ao longo do último ano, gerando receita significativa e levando a múltiplas revisões das orientações ao longo do ano fiscal.

“Embora de longe não seja bom o suficiente, 2023 terminou melhor do que eu esperava no início do ano”, disse o CEO Bjørn Gulden, que chegou da Puma em janeiro do ano passado, em comunicado. “Apesar de perder muita receita de Yeezy e de uma estratégia de vendas bastante conservadora, conseguimos manter as receitas estáveis.”

A saga da Yeezy com a varejista ainda não acabou. Embora Gulden tenha dito no passado que a Adidas não venderia mais designs Yeezy assim que acabasse seu estoque, a empresa ainda vai trabalhar com a mercadoria o restante deste ano. A Adidas disse anteriormente neste ano que venderia o inventário restante “por menos do preço de custo” em 2024 e que ainda contribuiria para as vendas, mas não para os lucros. A empresa iniciou sua mais recente queda de vendas da Yeezy em fevereiro, e apenas online.

Gulden também observou que a empresa reduziu os estoques em quase 1,5 bilhão de euros e que a Adidas tem estoques saudáveis em todos os lugares, exceto nos EUA. O executivo também destacou o progresso com consumidores e parceiros de atacado, graças a modelos de calçados populares como Samba e Gazelle. “Só ouço feedback positivo de nossos parceiros de varejo e acredito que todos planejam aumentar a participação da marca Adidas em seus negócios”, disse Gulden.

Ele também observou que os produtos para 2024 são “bons” e que a varejista está fortalecendo a marca com novas campanhas de marketing.

“O gerenciamento começou a chamada de uma maneira surpreendentemente desafiadora, defendendo seu negócio das críticas em torno da inovação de produtos da empresa (ou da suposta falta dela)”, disse Nikic, destacando recentes inovações de produtos e o sucesso de estilos retrô. “Com muitos desses produtos ressoando com os consumidores, eles esperam um crescimento sólido na maioria das regiões.”

A América do Norte é uma exceção. As vendas neutras em moeda na região – que é a segunda maior da Adidas, atrás da EMEA – devem diminuir na casa dos médios dígitos este ano, além de uma queda de 18,5% em 2023 (uma queda de 16,1% em termos neutros em moeda). “Isso se deve principalmente à continuação da venda disciplinada da empresa para o canal de atacado durante o primeiro semestre do ano como parte de suas iniciativas para reduzir os altos níveis de estoque neste mercado específico”, disse a Adidas em seu anúncio.

A América do Norte tem sido um problema para a Adidas há anos, e é um grande contribuinte para o aumento do fosso de receita entre a Adidas e sua rival Nike. O chefe da Adidas na América do Norte saiu em outubro. Embora essa região ainda seja um desafio em 2024, a Adidas espera que as vendas neutras em moeda na empresa como um todo cresçam a uma taxa de médios dígitos este ano. Isso inclui 250 milhões de euros de receita do estoque Yeezy, em comparação com os 750 milhões de euros que obteve com Yeezy no ano passado.

Cara Salpini para RetailDive
Tradução por Central do Varejo
Imagem: Envato

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *