Inovação

AI no chat commerce: como os algoritmos impulsionam as conversões de vendas

Publicado

on

Celular com robô e balão com reticências, fundo verde. Representação de inteligência artificial no atendimento ao cliente

Com o avanço da tecnologia nos últimos anos, realizar compras online nunca foi tão fácil. De acordo com dados divulgados pela Mobile Time/Opinion Box, em 2024, o WhatsApp consolidou-se como o principal canal de vendas no Brasil, sendo utilizado por 70% das empresas para comercializar produtos e serviços. Isso porque a IA e os algoritmos potencializam os serviços de chat commerce, oferecendo insights para que as plataformas sejam mais assertivas na conversão de usuários, com informações certeiras e personalizadas.

Com grande potencial de transformação de operações, os serviços de chat commerce oferecem soluções automatizadas para a compra e gestão de negócios, como explica Gustavo Soares, COO e Sócio da Bilheteria Express. “A inteligência artificial evoluiu no setor B2B e passou a integrar operações que envolvem o atendimento ao cliente, pagamentos, personalização de experiência do consumidor, logística e até catálogos dentro de um único local”, afirma.

A IA tem diversas aplicações no setor varejista, podendo ser a chave para impulsionar as vendas online. Devido a sua capacidade de processar grandes volumes de dados e identificar padrões, tem se tornado cada vez mais comum que as organizações utilizem estratégias e se destaquem em um mercado altamente competitivo.

“Os algoritmos conseguem prever as dúvidas dos clientes no atendimento e determinar até mesmo as suas preferências. Isso faz com que cada consumidor tenha uma experiência única, sem esperar por várias horas para terem um retorno. Assim, a satisfação e a conexão com o cliente são fortalecidas”, acrescenta Gustavo.

Além disso, a capacidade de identificar tendências de mercado acelera o tempo de resposta das empresas, que podem reagir às mudanças e realizar previsões para se prepararem para as novas exigências dos consumidores. A partir da compreensão dessas necessidades, a inteligência artificial pode indicar vendas futuras, se baseando em históricos, sazonalidade e até eventos externos. Dessa forma, as corporações tomam decisões que impulsionam o seu crescimento.

A inteligência artificial também auxilia na criação de conteúdo de marketing, trazendo ideias para campanhas relevantes. Os algoritmos analisam as preferências do público-alvo, possibilitando uma maior interação e o interesse dos clientes. “A tecnologia pode ser uma grande aliada em trazer o consumidor para mais perto, coletando informações para que as marcas os conheçam. Isso facilita na fidelização dos usuários e na conversão de vendas. Essa pode ser a solução para se destacar num mundo cada vez mais digital e competitivo”, afirma o executivo.

Imagem: Freepik

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *