Operação
Amazon inaugura conceito store in a store em unidade da Whole Foods nos EUA
A Amazon inaugurou um novo formato de loja dentro da loja (store-in-a-store) no supermercado Whole Foods Market em Plymouth Meeting, Pensilvânia. O conceito integra produtos de grandes marcas e itens essenciais do portfólio da Amazon ao sortimento tradicional de alimentos naturais e orgânicos da rede.
Para viabilizar a operação, a empresa construiu um centro de microatendimento automatizado de 10 mil pés quadrados na área de bastidores da loja. O espaço, operado pela plataforma robótica da Fulfil, armazena mais de 12 mil itens de ambas as marcas. Os clientes podem comprar produtos frescos, laticínios, carnes e marcas próprias da Whole Foods junto a itens populares da Amazon, como produtos de limpeza, cuidados pessoais, snacks e bebidas. Os pedidos são preparados em poucos minutos, tanto para compras online quanto por meio de QR codes disponíveis no local.
O conceito store-in-a-store, anunciado pela primeira vez em outubro de 2024, busca simplificar a experiência de compras. “Nossa ambição é simples: queremos tornar as compras de supermercado mais fáceis, rápidas e acessíveis”, afirmou Sam Heyworth, vice-presidente de consumíveis da Amazon. “O consumidor médio visita de quatro a cinco varejistas diferentes por mês para comprar alimentos. Há mais produtos competindo por espaço no carrinho e mais lojas com seleções sobrepostas.”
No supermercado, os consumidores encontram QR codes que direcionam para uma loja digital personalizada no aplicativo da Amazon, onde podem acessar milhares de produtos adicionais não disponíveis nas prateleiras. Após a seleção, os itens são adicionados ao carrinho da Whole Foods Market no app. Os pedidos ficam prontos em menos de dez minutos e podem ser retirados no balcão Amazon Pickup & Returns após o término das compras.
A seleção ampliada também está disponível para compras online no aplicativo ou no site da Amazon. Os clientes podem montar um único carrinho para retirada ou entrega, combinando produtos da Whole Foods e da Amazon. O centro de microatendimento da Fulfil gerencia o estoque de ambas as marcas a partir de um sistema automatizado que utiliza robôs para separar e organizar produtos em diferentes temperaturas antes da entrega ou retirada.
As opções de retirada permanecem as mesmas: os clientes podem optar pelo serviço na calçada ou retirar dentro da loja. O serviço de pickup é gratuito para pedidos de qualquer valor. Para assinantes Prime, a entrega tem custo de US$ 9,95, com opção de assinatura mensal de US$ 9,99 que oferece entregas ilimitadas em compras acima de US$ 25 realizadas na Whole Foods Market, Amazon Fresh e outros parceiros locais.
“Na Whole Foods Market, sempre tivemos orgulho de oferecer uma ampla seleção de produtos naturais e orgânicos, mas entendemos que nossos clientes valorizam a conveniência das compras em um só lugar”, disse Jason Buechel, vice-presidente da Amazon Worldwide Grocery Stores e CEO da Whole Foods Market. “Estamos tornando as compras mais convenientes ao integrar nossos sortimentos e aplicar novas capacidades de atendimento de forma criativa.”
Imagem: Divulgação
Informações: Nicole Silberstein para Retail TouchPoints
Tradução livre: Central do Varejo
