Inovação
Amazon testa resumos de produtos em áudio gerados por IA

A Amazon anunciou que está testando resumos de produtos em áudio em páginas selecionadas. Usuários do aplicativo Amazon Shopping podem ouvir resumos gerados por inteligência artificial (IA) nas páginas de detalhes dos produtos clicando no botão “Ouça os Destaques” (“Hear the Highlights”). Em seguida, será reproduzido um breve áudio com uma conversa sobre as principais características do item, ajudando os consumidores na decisão de compra.
No momento, os resumos em áudio estão disponíveis apenas para alguns consumidores nos Estados Unidos e para uma seleção limitada de produtos, mas a Amazon pretende expandir o recurso nos próximos meses.
A funcionalidade faz parte de uma estratégia mais ampla da empresa para integrar ferramentas de IA às experiências de compra.
Em 2023, a Amazon começou a testar resumos de avaliações de clientes utilizando IA generativa para sintetizar opiniões de consumidores verificados. Em sua contínua aposta em IA, a empresa também lançou o Rufus, assistente de compras com IA generativa, para todos os usuários dos EUA do aplicativo Amazon Shopping. Com o Rufus, os clientes podem ver pedidos anteriores, perguntar sobre atualizações de produtos, comparar itens e conferir detalhes.
Segundo a Amazon, a nova funcionalidade de áudio utiliza modelos de linguagem de grande escala (LLMs) para criar roteiros que descrevem os produtos com base no catálogo da empresa, avaliações de clientes e outras informações disponíveis na internet.
“Esses especialistas em compras com IA já fizeram a pesquisa por você… trazendo os detalhes dos produtos à vida e permitindo que os clientes simplesmente ouçam os destaques”, escreveu Rajiv Mehta, vice-presidente de busca e compras conversacionais da Amazon. “O recurso torna a pesquisa de produtos divertida e prática — é como ter amigos prestativos discutindo possíveis compras para facilitar sua vida, mesmo que você esteja ocupado ou em movimento.”
A Amazon não pretende desacelerar seus investimentos em inteligência artificial. Durante a divulgação dos resultados do primeiro trimestre, o CEO Andy Jassy afirmou que a empresa continuará investindo fortemente em ferramentas de IA, incluindo agentes inteligentes. Entre os outros projetos da Amazon nessa área está o Alexa+, uma versão aprimorada do assistente doméstico Alexa.
Se você trabalha com e-commerce ou inovação no varejo e quer descobrir como a Inteligência Artificial pode transformar a experiência de compra, chegou o momento de agir. Participe da Imersão IA no Varejo, o evento feito para líderes, gestores e empreendedores que querem aplicar IA de forma prática, estratégica e com foco em resultados reais. Saiba mais clicando no banner abaixo!
Imagem: Divulgação
Informações: Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo