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Americanas encerra 2024 com crescimento de vendas duplo dígito

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Fachada de loja da Americanas, que divulgou balanço; operação americanas

A Americanas apresentou crescimento em vendas e maior rentabilidade em sua operação de lojas físicas em 2024. O desempenho foi atribuído à implementação de seu plano de negócios, que visou ampliar a eficiência comercial, operacional e financeira. Os dados foram reportados ao mercado nesta quarta-feira (26/03).

O Ebitda ajustado (ex-IFRS 16) anual passou de R$ 3,420 bilhões negativos em 2023 para R$ 41 milhões negativos em 2024. O volume bruto de mercadoria (GMV) das lojas físicas cresceu 11,9% no ano, enquanto as vendas no conceito “mesmas lojas” avançaram 15,0% em comparação ao ano anterior. O lucro bruto da companhia atingiu R$ 4,6 bilhões, um aumento de 10,4% em relação a 2023.

“Conseguimos cumprir o compromisso de gerar resultados melhores trimestre a trimestre, em bases comparáveis equivalentes. Ou seja, 4T24 contra 4T23 e assim por diante. Tivemos uma Páscoa histórica e realizamos uma Black Friday e um Natal que bateram as expectativas e comprovaram a potência da nossa capilaridade de cerca de 1.600 lojas em mais de 800 municípios do país. Nosso cliente segue conosco”, afirmou o CEO da Americanas, Leonardo Coelho.

Entre os fatores apontados para os resultados, estão a reorganização do sortimento e melhorias no atendimento em lojas físicas, maior proximidade com fornecedores, reequilíbrio do capital de giro, ganhos operacionais em logística e o redimensionamento da presença digital, com um e-commerce complementar à jornada de compra de mais de 50 milhões de clientes mensais.

As despesas com vendas e gerais e administrativas (SG&A) registraram redução de 5,4 pontos percentuais em relação à margem de 2023. “A busca constante pela eficiência continua sendo um norte para a nossa operação, que vem reduzindo gastos, revisando processos e trazendo ferramentas para avaliar, de forma sistemática, a qualidade da gestão e a performance. Ainda temos muito trabalho a fazer, mas esses avanços, alinhados ao nosso propósito de resolver a vida das famílias brasileiras e à maior integração entre os canais, nos dão uma base mais estruturada para 2025”, declarou Coelho.

Imagem: Reprodução

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