Franchising
Ano Novo, Vida Nova: 10 melhores franquias para investir em 2024
Para quem busca mudar a trajetória, as franquias são uma oportunidade para empreender, investindo no próprio negócio
Toda virada e começo de ano trazem novas possibilidades em diferentes áreas da vida, sejam na parte pessoal e profissional. Para quem busca mudar a trajetória, franquias para investir são uma oportunidade de empreender e ter a independência financeira.
E o momento é favorável para isso, já que o mercado de franchising vem conquistando bons resultados no Brasil. De acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias manteve a curva de crescimento e registrou uma alta de 11,4% no seu faturamento no terceiro trimestre deste ano, superando a fase de recuperação mais aguda da pandemia. Diante deste cenário positivo, há opções de marcas, modelos de negócios e segmentos de atuação diversos, para todas as regiões do país e que cabem em todos os bolsos.
De acordo com a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2022, realizada pelo Sebrae e pela Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas), 60% dos brasileiros entrevistados relataram ter sonho em empreender. Ou seja, ser dono do próprio negócio é o sonho de seis em cada 10 brasileiros.
Por se tratar de um modelo testado e aprovado, as franquias promovem mais segurança para quem deseja empreender mesmo sem experiência, já que há apoio da franqueadora em diversas áreas. Abaixo, segue uma lista de franquias para quem deseja atuar no Franchising em 2024:
10 melhores franquias para investir em 2024:
5àsec
Especializada no tratamento de roupas e produtos têxteis, por meio de um sistema de limpeza de qualidade, que utiliza equipamentos e produtos de alta tecnologia em seus serviços, a 5àsec é reconhecida no mercado como uma lavanderia inteligente. Seus diferenciais estão centrados no atendimento ao cliente e nos serviços especializados, como: a revitalização das cores das roupas; o processo de engomar, que conserva as roupas como recém passadas; a impermeabilização, que evita incrustações de manchas, e o tratamento especial em couro, que o hidrata e rejuvenesce.
A 5àsec é a maior rede de lavanderias do Brasil, com mais de 550 pontos de venda em todo o território brasileiro. Atualmente, oferece diferentes formatos de franquias, com investimentos que partem de R$ 100 mil. O faturamento médio mensal varia de acordo com a operação, sendo faturar até R$ 67 mil por mês.
Calçados Bibi
A marca é pioneira e líder em desenvolver produtos a partir de pesquisas e estudos científicos. Conquistou reconhecimento do setor a partir do desenvolvimento dos calçados atóxicos, fisiológicos e da tecnologia da exclusiva palmilha Fisioflex Bibi, que proporciona a sensação de andar descalço. Com fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA), produz mais de 2,6 milhões de pares/peças ao ano.
Presente em mais de 60 países nos cinco continentes, no Brasil está em 3 mil pontos de venda multimarcas, além do e-commerce e de uma rede de franquias com mais de 150 lojas. A empresa é a primeira calçadista certificada pelo Selo Diamante de Sustentabilidade, que atesta o compromisso com as iniciativas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares estabelecidos pelo programa de Origem Sustentável: Ambiental, Econômico, Cultural e Social.
A Bibi oferece um modelo de negócio destinado para shopping center. O formato possui investimento a partir de R$ 650 mil e faturamento médio mensal de R$ 80 mil a R$ 160 mil.
Casa do Construtor
Fundada em 1993, a maior rede de franquias especializada em locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina conta com mais de 650 unidades no Brasil, sendo cinco no Paraguai e duas no Paraguai. A trajetória de sucesso rendeu à Casa do Construtor diversos prêmios com destaque para Franquia mais Internacionalizada pela ABF, Franquia do Ano pela mesma entidade e pela Revista PEGN, além do Selo de Excelência no Franchising. O investimento é a partir de a partir de R$ 499 mil (Loja Tradicional). O faturamento médio mensal é de R$ 115 mil.
Divino Fogão
Desde 1984, o Divino Fogão lançou-se no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida típica da fazenda. Hoje, o Divino Fogão é nacionalmente reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o gosto e o paladar brasileiro.
A rede conta hoje com mais de 210 pontos de vendas que incluem as operações em shopping centers e o projeto de dark kitchen, voltado apenas ao sistema delivery. Quem deseja investir em um restaurante da marca, o investimento inicial é a partir de R$ 950 mil, com faturamento médio mensal de R$ 220 mil.
iGui
A maior fabricante do mundo de piscinas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) – é também a franquia mais internacionalizada do Brasil. Atualmente, a marca que é sinônimo de piscina conta com mais de 1.200 unidades no país e em outros 54 países dos cinco continentes, sendo 285 delas no exterior. A rede conta, ainda, com 40 fábricas estrategicamente instaladas no Brasil, Argentina, Paraguai, México, Portugal e Estados Unidos que atendem as Américas, Europa, África, Oriente Médio, Ásia e Oceania.
A partir de agora, as novas operações das lojas iGUi serão vendidas apenas no formato conceito, que engloba a UNLIMITED – marca de piscinas de altíssimo padrão –, com investimento inicial entre R$ 2 e R$ 20 milhões. A rede é Top Of Mind do segmento de acordo com o Datafolha, com mais de 1 milhão de acessos via web, e detém 89% das buscas de piscinas na internet, segundo o Google Brasil. Em muitas regiões, a iGUi é a única marca de piscinas conhecida. Tudo isso provado pela simples pergunta: “Qual marca de piscinas você conhece?”. O faturamento médio mensal é de R$ 500 mil.
Milon
No mercado desde 2006, a marca é conhecida pela inspiração europeia e estilo clássico, e veste desde bebês até o tamanho 14. Fabricados com tecidos e detalhes exclusivos, os produtos Milon possuem alto valor agregado e excelente custo-benefício. Atualmente, são 102 lojas físicas em operação. O investimento inicial para se tornar um franqueado é de R$ 350 mil, com prazo de retorno a partir de 24 meses, e faturamento médio mensal de R$ 130 mil.
Peça Rara Brechó
O Peça Rara Brechó é uma franquia líder em seu segmento e, com 16 anos de atividade, a rede que dá vida nova e ressignifica roupas e outros itens domésticos nasceu em Brasília e atualmente tem mais de 110 lojas espalhadas pelo Brasil. A marca aposta em um novo estilo de vida por meio de uma sociedade comprometida com a sustentabilidade e a responsabilidade social com o conceito second hand (uso de segunda mão), que promove a economia circular e o consumo consciente. Em 2023, a marca recebeu o Selo de Excelência em Franquia e o Prêmio de Sustentabilidade, ambos realizados pela ABF.
Para quem deseja se tornar um franqueado, o investimento inicial é de R$ 340 mil para um espaço de 240m², com faturamento médio mensal de R$ 190 mil, lucratividade de 10% a 17% e prazo de retorno de 14 a 20 meses. Para quem investir na rede, o faturamento médio mensal é de R$ 190 mil.
Di Santinni
A Di Santinni é uma franquia de calçados e acessórios que surgiu no Rio de Janeiro em meados da década de oitenta, e já tem mais de 30 anos de mercado. Ela oferece opções de roupas, calçados, bolsas, confecções e acessórios, com uma ampla variedade de produtos e ótimas condições de pagamento.
Além de tudo isso, a Di Santinni oferece produtos para todos os públicos: feminino, masculino e infantil, aplicando sua tecnologia própria e inovadora. Assim, ela acaba sendo uma ótima franquia para investir, já que conta com produtos acessíveis, variados e de qualidade. Atualmente, já são mais de 100 unidades pelo Brasil, mostrando o sucesso da marca.
Sorridents
A Sorridents é uma das mais renomadas redes de consultórios odontológicos do mundo, e também a franquia mais premiada do setor no país, atendendo quase 5 milhões de pacientes. Hoje, são mais de 400 unidades da franquia.
Fundada em 1995, a franquia de saúde, beleza e bem-estar já conquistou o Prêmio de Melhor Franquia do Brasil nove vezes, incluindo a última em 2021. A marca também conquistou 12 vezes o Selo de Excelência da ABF franchising.
Yogini
A Yogini é uma franquia de roupa fitness voltada para as práticas de yoga, fundada em 2005 e com mais de 15 anos no mercado. Ela faz parte do grupo Bayard Esportes, e já possui 7 lojas nos principais shoppings centers de São Paulo. A palavra Yogini, em Sânscrito (língua utilizada nas práticas de yoga), se refere àquela pessoa que pratica o yoga em busca do autoconhecimento, leveza de ser e sabedoria. A pronúncia é Yoguíni.
Imagem: Envato