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Apas Show 2024 reúne lançamentos e cria novas conexões
Neste ano, a feira teve expansão de espaço físico, presença internacional relevante e foi palco de diversos lançamentos de diferentes marcas
Entre os dias 13 e 16 de maio, ocorreu a 38ª edição do Apas Show 2024, o maior evento do setor de alimentos e bebidas das Américas, e a maior feira supermercadista do mundo, organizado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS). O evento conta com feita de expositores, que, nesse ano foi composta por mais de 850 marcas nacionais e internacionais, pelo congresso de gestão “Update-se – O mercado do futuro mais perto de hoje”, e pelo lançamento de pesquisa inédita sobre o comportamento do consumidor. A Central do Varejo esteve presente, e traz os principais insights do evento.
A feira
Em uma área de mais de 78 mil metros quadrados, que ocupa os cinco pavilhões do Expo Center Norte, a APAS SHOW 2024 veio com tamanho maior. No evento desde ano, houve o chamado pavilhão azul B, um espaço de 1.700 metros quadrados construídos ao lado do pavilhão azul. Tudo isso deu espaço para os mais de 800 expositores que inovaram em estandes criativos, interativos e até com realização de serviços in loco, como de salão de beleza.
“Em 2024, a APAS SHOW se posiciona como o melhor festival para abrir a mente e fechar negócios. O evento é reconhecido como o maior do setor de alimentos e bebidas das Américas e como a maior feira supermercadista do mundo, com presença relevante de expositores internacionais. O setor de varejo supermercadista é um dos que melhor ilustra os inúmeros avanços que o Brasil conquistou nos últimos anos. Se o país vem construindo uma imagem internacional forte, essa imagem certamente passa pelos supermercados e a APAS SHOW representa esse bom momento”, afirma Carlos Corrêa, diretor geral da APAS.
Diversas marcas aguardam o Apas para lançar produtos, tendências, serviços e novas tecnologias.Veja algumas das que trouxeram novidades:
Grupo Trigo
Durante o Apas Show, o Grupo Trigo, dono das marcas Spoleto, China In Box, Gendai, Koni, LeBonTon e Le Frangô, anuncia a expansão das vendas de massas Spoleto em supermercados.
No final de 2023, a marca já tinha lançado a possibilidade de comprar caixinhas de Gnocchi e Raviólis nas gôndolas para preparar em casa. Agora, porém, a ideia é expandir as vendas na região metropolitana de São Paulo, e atingir a marca de meio milhão de produtos vendidos até o final do ano.
Em entrevista para a Central do Varejo, Rodolfo Dana, Diretor de Suprimentos do Grupo Trigo, explica que o objetivo da iniciativa é democratizar ainda mais o acesso aos produtos do Spoleto. “Desde o primeiro restaurante inaugurado em 1989, a gente sempre buscava levar para os consumidores uma culinária com uma qualidade incrível a um preço super acessível. Hoje atendemos mais de 2 milhões de clientes por mês em 360 restaurantes espalhados por todo o Brasil. E aí veio a ideia de oferecer a nossa massa, que tem sabores muito atrativos, com qualidade, sabor e praticidade, para o cliente poder fazer em casa”, afirma ele.
Cielo
A Cielo faz parte do Apas Show há 13 anos, e, a cada edição, estabelece novas conexões e destaca produtos relevantes. Neste ano, a empresa divulgou produtos de dados, que oferecem para o varejista perspectivas de tícket médio, comparação no mercado e de perfil do consumidor.
Com o grande banco de dados que armazena de seus mais de 840 mil varejistas credenciados, a marca lança diversas pesquisas de diagnóstico do varejo. Recentemente, a Cielo divulgou dados sobre o impacto do desastre no Rio Grande do Sul para o varejo local. Além disso, a marca tem medidas de apoio aos seus clientes no estado, e também tem feito uma campanha de doação no sustentabilidade@cielo.com.br.
“A Cielo está destinando valores em doações às pessoas atingidas pelas enchentes. Esse montante será dividido entre aportes do Fundo de Impacto Social, criado recentemente pela Cielo, e ação conjunta com a Fundação Banco do Brasil.”, conta o Superintendente Executivo Comercial de Grandes Contas, Wilson Carli.
Elgin
Participando pelo terceiro ano seguido do Apas Show, a Elgin, empresa que atua nos segmentos de bens de consumo, ar-condicionado e eletrodomésticos, energia solar, refrigeração e automação comercial, lança diversos produtos.
Na categoria de Bens de Consumo, a marca lança os barbeadores e depiladores Elgin. “A gente já tem dentro da diretoria de bens de consumo a pilha que é um grande sucesso. E a linha de aparelho de barbear tem total sinergia com a pilha. A primeira visão de oportunidade veio até nós por meio de um cliente, que nos perguntou se tínhamos aparelhos descartáveis. A partir disso, nossa equipe de engenharia começou a estudar o mercado, foi até a China conhecer fornecedores, ver se existia oportunidade de negócio, e entendemos que sim, seria um bom negócio para a Elgin. Foi quando demos andamento ao desenvolvimento do projeto”, explica Patrícia Lima, Diretora Comercial de Bens de Consumo da Elgin.
Na frente de Eletroportáteis, a marca destaca as novas fritadeiras elétricas, com os modelos Fritadeira Visio Fry 5L e Fritadeira Elétrica Chrome Fry – 8L 1900W, novas cores dos produtos de Cuidados Pessoais e pré-lançamentos de um novo ventilador e liquidificador.
Outro segmento da marca que estará representado na feira é Climatização, com foco nas novidades da linha de aparelhos de Ar-Condicionado, apresentados também como uma possibilidade para os pontos de venda do setor alimentício.
A Apas também é palco de lançamentos de soluções específicas para automação do varejo. A Elgin apresenta três grandes frentes: PDV´s, Self –checkout’s e soluções para Android.
Heineken
O estande da Heineken na Apas ganhou o Prêmio Stand na categoria Melhor Conceito de Estande de grande porte. O destaque ainda maior é que todo o material utilizado para construir a estrutura era sustentável e reutilizável em outras feiras e nos centros de distribuição da empresa.
Ainda nesse compromisso ESG, a marca firmou um compromisso com o Rio Grande do Sul, em pronunciamento oficial:
“Nossa preocupação primordial é manter a segurança e a integridade das nossas pessoas, bem como apoiar a comunidade no que for possível. O Rio Grande do Sul abriga parte do nosso time de Vendas e Distribuição, e a nossa cervejaria de Igrejinha. Nesse sentido, por meio do Instituto HEINEKEN, estamos realizando algumas iniciativas que possam apoiar e dar segurança aos nossos colaboradores e suas famílias, bem como à comunidade em torno da nossa unidade de produção.
Estamos acompanhando de perto caso a caso para garantir que todas as pessoas do nosso time estejam seguras.”
“Hoje a gente tem o Instituto Heineken, em que a gente tem várias iniciativas. Estamos trabalhando, inclusive, com as pessoas que catam latas e papelão. Além disso, a Heineken é produzida com 100% de energia renovável, do tipo energia eólica”, explica Natália Marin, gerente de trade marketing da empresa no Brasil.
Na feira, a Heineken levou as inovações dos sabores “strawmelon” e “lemon” para a Amstel Vibes, e a categoria de better drinks. “A partir de julho o varejo vai começar a ver nosso portfólio”, afirma Marin.
Pesquisa
A APAS, em parceria com as empresas Scanntech e Shopper Experience, divulgou na terça-feira, dia 14, os resultados do estudo “Comportamento do Consumidor”.
Dados do setor
Com um faturamento que representa 30% do total nacional e uma participação de 9,3% no PIB do estado, São Paulo continua a se consolidar como o principal representante do setor supermercadista do país. Além disso, o faturamento do setor supermercadista paulista atingiu R$ 300 bilhões em 2023, mostrando um crescimento constante nos últimos anos.
Em 2023, o setor supermercadista experimentou um ano de crescimento, impulsionado pela presença predominante de pequenos estabelecimentos, que representam 61% do total. Com mais de 23 mil lojas espalhadas pelo estado, a maioria delas de micro e pequeno porte, o setor continua a desempenhar um papel vital na economia paulista.
O estudo também mostra que o setor supermercadista é um importante gerador de empregos, com mais de 669 mil pessoas empregadas diretamente em 2023. Além disso, o perfil diversificado da força de trabalho reflete a inclusão de pessoas de todas as idades, gêneros e habilidades, com 27,9% dos colaboradores com idade até 24 anos e uma significativa participação de pessoas com deficiência (PCD), representando diversas categorias.
Imagem: Milena Félix
Resultados da pesquisa
De acordo com o estudo, há uma crescente preocupação do consumidor com hábitos alimentares saudáveis, com 57% dos entrevistados procurando manter uma boa alimentação em suas refeições, um crescimento de 4% em comparação com 2023. “Percebemos que os produtos saudáveis cresceram de forma acelerada em todas as cestas com os perecíveis em alta e bebidas com o maior crescimento”, destaca Felipe Queiroz, economista da APAS.
Além disso, a compra online de produtos de supermercado já é uma realidade para a maioria das pessoas. Entre os entrevistados, 66% relataram que efetuam compras online, porém, a pesquisa mostrou que há mudanças nas motivações dos clientes. A conveniência e a facilidade de encontrar preços competitivos são os principais motivadores nesse segmento.
Em relação aos tipos de compras realizadas para o domicílio, os dados mostram uma preferência contínua por compras mensais, com 81% dos entrevistados relatando essa prática em 2024. No entanto, houve uma leve queda nas compras de reposição (70% em 2024, contra 73% em 2023) e emergência (36% em 2024, contra 38% em 2023) em comparação com o ano anterior.
A pesquisa também destacou a crescente tendência do brasileiro em visitar múltiplos estabelecimentos para as compras de supermercado. Cerca de 7 em cada 10 consumidores afirmaram frequentar mais de uma loja, com diferentes formatos como atacarejo e vizinhança ganhando popularidade. Essa tendência é especialmente pronunciada entre os consumidores da Classe A, onde 83% relataram explorar diferentes opções de estabelecimentos.
Em uma análise dos gastos médios por classe social em supermercados, a pesquisa concluiu que, entre 2023 e 2024, o consumo médio nos supermercados diminuiu ligeiramente entre todos. Classe A (R$ 2.741,87 em 2024, contra R$ 2.909,62 em 2023), Classe B (R$ 1.097,08 em 2024, contra R$ 1.192,12 em 2023) e C (R$ 686,44 em 2024, contra R$ 767,26 em 2023).
Compromisso ESG
Todos os anos, a Apas Show premia os estandes mais criativos, e um dos quesitos avaliados é a sustentabilidade. Neste ano, os ganhadores da categoria foram os estandes da Eureciclo, Witzler, Korin e M. Dias Branco.
Além disso, o evento busca minimizar a quantidade de resíduos enviados para aterros sanitários, por meio da implementação de práticas de reciclagem em todas as etapas da realização. Também, a APAS SHOW busca neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa, realizando inventários de emissões e adquirindo créditos de carbono de projetos rastreáveis e auditáveis.
Outro aspecto importante é a iniciativa de arrecadação de alimentos, uma tradição da feira. Ao final do evento, os expositores parceiros têm a oportunidade de doar os produtos expostos em seus estandes. Esses alimentos são então entregues a ONGs e associações parceiras que prestam assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Essa ação se torna ainda mais importante neste ano, diante do contexto de catástrofe climática do Rio Grande do Sul.