Operação
Após 16 anos, marca Texaco volta ao Brasil
A distribuidora de combustíveis Ipiranga, do grupo Ultra, está trazendo de volta os postos Texaco ao Brasil, após um hiato de 16 anos. A primeira unidade reabriu no dia 31 de outubro na cidade de Palhoça, em Santa Catarina, com o objetivo de impulsionar a venda de combustíveis aditivados. A marca Texaco, que pertence à petroleira americana Chevron, havia deixado o país em 2008, quando o grupo Ultra fez a aquisição de cerca de 2 mil postos Texaco e os converteu para a bandeira Ipiranga. A retomada da marca ocorre após a assinatura de um novo contrato de licenciamento em maio deste ano.
O relançamento dos postos Texaco no Brasil segue um modelo de negócios que traz uma mudança considerável: os investimentos na infraestrutura dos postos serão feitos pelos próprios revendedores, e não pela distribuidora.
“É um paradigma novo para o mercado brasileiro. Seguimos com a responsabilidade de fornecimento e desenvolvimento de campanhas, mas há maior colaboração entre revenda e distribuição. Isso torna o movimento mais leve para a Ipiranga e dá mais liberdade ao revendedor, que não fica amarrado tanto tempo por um contrato”, explicou a vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da Ipiranga, Bárbara Miranda.
De acordo com Miranda, os revendedores que optarem por essa nova modalidade ganharão exclusividade regional, especialmente em cidades grandes. Redes de revendedores que já mantêm uma relação estabelecida com a Ipiranga terão prioridade, mas revendedores menores também poderão requisitar a bandeira, desde que atendam ao perfil de consumo da marca Texaco.
A Ipiranga planeja expandir a presença dos postos Texaco com unidades em São Paulo, no Rio de Janeiro e em outros locais nos próximos meses, consolidando a volta da marca ao mercado brasileiro de combustíveis com um modelo colaborativo de negócios entre distribuidora e revendedor.
Com informações de Estadão
Imagem: Reprodução/Automotive Business