Connect with us

Colunistas

App commerce na Black Friday: como transformar downloads em vendas?

Published

on

Mulher jovem fazendo compras online com cartão de crédito; black friday, app commerce; DOC

Investir no app do e-commerce diante de uma data com propostas tentadoras e descontos agressivos como a Black Friday (24 de novembro), pode ser o “pulo do gato” para o negócio decolar e se sobressair dos concorrentes. Segundo um levantamento da Adjust, plataforma de analytics de marketing mobile, o Brasil é o segundo país em downloads de app commerce do mundo (2 bilhões), ficando atrás apenas da Índia (5 bilhões) e superando os Estados Unidos (1 bilhão). Além disso, o tempo gasto pelos brasileiros nesses canais de vendas cresceu duas vezes mais que a média mundial.

Outros dados mostram que 50% dos consumidores se preparam para a Black Friday, seja baixando o app da loja, seja se inscrevendo em listas VIPs, conforme aponta estudo proprietário da Globo, com 2 mil amostras. Para as marcas, esse período de pesquisa e preparação é extremamente importante. No próprio dia é percebido uma tendência geral de aumento nas instalações dos apps, de acordo com dados do e-commerce de novembro de 2022, sendo 55% em sistemas Android e 70% em iOS.

Veja estratégias para elevar a performance da ferramenta.

Prepare-se

Comece agora a melhorar o desempenho do aplicativo, atualizar o conteúdo e testar a funcionalidade para evitar ao máximo contratempos com o aumento de tráfego.

Ofertas exclusivas

Crie incentivos para que os clientes façam compras por meio do app oferecendo descontos exclusivos ou acesso antecipado às promoções da Black Friday.

Notificações estratégicas

Use notificações push para lembrar os usuários sobre as ofertas, mas é crucial criar uma estratégia baseada em lembrança da marca e não somente envio da oferta, onde a alta frequência de envio deve ser construída cuidadosamente com regras padronizadas de horário.

Simplifique o processo de compra

Certifique-se de que o processo de check-out seja rápido e fácil. Os consumidores devem encerrar suas compras em poucos cliques.

Invista numa boa experiência

Garanta que a interface do aplicativo seja intuitiva e fácil de navegar. Facilite a busca por produtos e as visualizações dos detalhes.

Atendimento de excelência

Ofereça suporte ao cliente em tempo real por meio do aplicativo, permitindo que os compradores obtenham ajuda imediata em caso de dúvidas ou problemas.

Avaliações

Incentive os usuários a deixarem feedbacks após as compras para construir confiança e reforçar a credibilidade.

Não descuide do pós-venda

Após a Black Friday, continue engajando os clientes com promoções sazonais e conteúdo relevante para manter o interesse no aplicativo. Ainda segundo a pesquisa Panorama do Consumo do segundo semestre de 2023, da Globo, 86% dos consumidores mantêm o app instalado após o download.

Em um mundo cada vez mais digital, o app commerce é o futuro já presente do varejo, e a Black Friday se consagra o momento perfeito para conquistar de vez um lugar no coração dos consumidores.

Mulher jovem fazendo compras online com cartão de crédito; black friday, app commerce

*Por Thiago Falanga, Diretor de Produtos da CoreBiz