• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Inovação

As 3 tecnologias que viabilizam negócios autônomos no varejo
Advertisement

Inovação

Google expande ferramenta de provador virtual para calçados

Inovação

Parceria com a Meta impulsiona crescimento da EssilorLuxottica

Inovação

Walmart permitirá compras diretamente pelo ChatGPT

Inovação

Gap firma parceria de inteligência artificial com o Google

Inovação Moda

Biotecido criado por startup brasileira é alternativa sustentável para substituir couro

Inovação

Funcionários que usam IA relatam menor índice de burnout

Inovação

Apenas 14% das empresas usam IA para vender mais na Black Friday

Inovação

Google lança experiência de compra conversacional com IA

Inovação

Exclusiva: empresas com propósito têm mais chances de alcançar o sucesso

Inovação

As 3 tecnologias que viabilizam negócios autônomos no varejo

Inteligência artificial, aplicativos e QR Codes são alguns dos recursos que se destacam na busca por uma operação mais eficiente

Publicado

3 anos atrás

on

13 de abril, 2023

Por

Redação

Segundo pesquisa realizada pela plataforma Córtex, os setores de Varejo e Serviços são os que mais investem em tecnologia no momento de otimizar o crescimento do negócio. De acordo com o estudo, 24,9% das empresas participantes se consideram com um alto nível de recurso tecnológico. Por outro lado, informações divulgadas pela consultoria Opinion Box afirmam que 86% dos consumidores enxergam de forma positiva o uso de ferramentas digitais na jornada de compra. Diante desse contexto, uma tendência se fortalece no mercado: a de negócios autônomos.

A iniciativa se dá por meio de estabelecimentos comerciais que fazem uso da ausência total ou parcial de vendedores na intermediação das compras. Com o auxílio da tecnologia, cabe ao próprio consumidor escolher, adquirir e pagar pelo item desejado. “Esse modelo de negócio ficou conhecido internacionalmente, especialmente nos Estados Unidos, por meio de ações de grandes varejistas que apostaram no conceito ‘to go’. No Brasil, o formato, que significa “para levar”, ganhou força com a necessidade de isolamento social durante o período de pandemia, mas por conta da praticidade que proporciona aos consumidores, está em crescimento exponencial”, diz Vinícius Orsi, CTO da Take, startup que atua com base no modelo de negócio autônomo por meio das vending machines.

“Percebemos que a iniciativa tem uma boa aderência no mercado, principalmente devido a economia de tempo, visto que é comum que esses pontos de vendas estejam bem próximos aos consumidores, inclusive, em condomínios residenciais, evitando assim gasto de tempo em filas ou deslocamentos”, explica o executivo.

Veja a seguir a principais tecnologias por trás dessa tendência:

Inteligência Artificial para negócios autônomos

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que simula a inteligência humana. “Em uma loja autônoma, por exemplo, o recurso pode ser utilizado para identificar por imagem os produtos que estão sendo retirados do estabelecimento. A ferramenta também é uma grande aliada dos empreendedores para detectar padrões de consumo e, consequentemente, oferecer uma experiência de compra mais personalizada aos usuários.”

Aplicativo

Atualmente, o dispositivo móvel é um objeto essencial na rotina do consumidor. E as empresas não podem fechar os olhos para essa realidade. “Os aplicativos podem ser considerados um canal de aproximação entre marca e cliente, que simplifica as atividades do cotidiano, como, por exemplo, a aquisição de um item”, pontua.

QR Code em negócios autônomos

O QR Code é uma espécie de código de barras no formato de um quadrado que, ao ser lido pela câmera de um dispositivo móvel, transmite informações. “Essa tecnologia reflete a preferência dos consumidores pelo omnichannel, ou seja, pela junção de uma experiência física com uma digital. Ao ser aplicado em lojas autônomas, pode funcionar desde cardápios digitais ao destrave de geladeiras para acessar os produtos”, finaliza o executivo.

Imagem: Freepik

Relacionados:Últimas Notícias
Próximo

Em Ilhéus, Bob’s inaugura seu 1º restaurante de frente para o mar

Não perca

Com receitas, cupons de desconto e game, Diageo repagina loja online

Continue Reading

Você pode gostar

  • Content Marketing: como fortalecer marcas e impulsionar vendas

  • NRF Big Show NRF Big Show

    Rogerio Barreira, do McDonald’s Brasil, é destaque entre os palestrantes da NRF Big Show 2026

  • Google Google

    Google expande ferramenta de provador virtual para calçados

  • Meta Meta

    Parceria com a Meta impulsiona crescimento da EssilorLuxottica

  • 99 99

    99 e Prefeitura do Rio inauguram primeiro ponto de apoio a entregadores

  • varejo alimentar varejo alimentar

    Varejo alimentar registra pior desempenho do ano em setembro

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Marketing6 horas atrás

Content Marketing: como fortalecer marcas e impulsionar vendas

NRF Big Show
NRF20267 horas atrás

Rogerio Barreira, do McDonald’s Brasil, é destaque entre os palestrantes da NRF Big Show 2026

Google
Inovação9 horas atrás

Google expande ferramenta de provador virtual para calçados

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising8 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fruki
Vídeos3 dias atrás

Podcast Central do Varejo #57: Fruki

Inter Store
Vídeos1 semana atrás

Podcast Central do Varejo #56: Inter Store e InPulse

livo
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #55: Livo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.