• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2026
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Inovação

As 3 tecnologias que viabilizam negócios autônomos no varejo
Advertisement

E-commerce Inovação

Grupo Boticário lança assistente de IA para e-commerce

Inovação Operação

Visa apresenta novas ferramentas para acelerar comércio agêntico

Inovação

Consumidores brasileiros superam norte-americanos no uso de IA

Inovação

Transformação digital: o que é e qual sua importância no varejo

Inovação Tecnologia

Futuro da Inteligência Artificial: como essa revolução vai transformar o varejo

Inovação

Millennials e Gen Z puxam avanço da IA nas buscas, diz estudo

Inovação

Walmart faz parceria com a OpenAI para treinar funcionários em IA

E-commerce Inovação

Magalu lança programa de trainee em inteligência artificial

Inovação

Consumidores estão mais abertos a atendimento ao cliente com IA

Inovação

As 3 tecnologias que viabilizam negócios autônomos no varejo

Inteligência artificial, aplicativos e QR Codes são alguns dos recursos que se destacam na busca por uma operação mais eficiente

Publicado

2 anos atrás

on

13 de abril, 2023

Por

Redação

Segundo pesquisa realizada pela plataforma Córtex, os setores de Varejo e Serviços são os que mais investem em tecnologia no momento de otimizar o crescimento do negócio. De acordo com o estudo, 24,9% das empresas participantes se consideram com um alto nível de recurso tecnológico. Por outro lado, informações divulgadas pela consultoria Opinion Box afirmam que 86% dos consumidores enxergam de forma positiva o uso de ferramentas digitais na jornada de compra. Diante desse contexto, uma tendência se fortalece no mercado: a de negócios autônomos.

A iniciativa se dá por meio de estabelecimentos comerciais que fazem uso da ausência total ou parcial de vendedores na intermediação das compras. Com o auxílio da tecnologia, cabe ao próprio consumidor escolher, adquirir e pagar pelo item desejado. “Esse modelo de negócio ficou conhecido internacionalmente, especialmente nos Estados Unidos, por meio de ações de grandes varejistas que apostaram no conceito ‘to go’. No Brasil, o formato, que significa “para levar”, ganhou força com a necessidade de isolamento social durante o período de pandemia, mas por conta da praticidade que proporciona aos consumidores, está em crescimento exponencial”, diz Vinícius Orsi, CTO da Take, startup que atua com base no modelo de negócio autônomo por meio das vending machines.

“Percebemos que a iniciativa tem uma boa aderência no mercado, principalmente devido a economia de tempo, visto que é comum que esses pontos de vendas estejam bem próximos aos consumidores, inclusive, em condomínios residenciais, evitando assim gasto de tempo em filas ou deslocamentos”, explica o executivo.

Veja a seguir a principais tecnologias por trás dessa tendência:

Inteligência Artificial para negócios autônomos

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que simula a inteligência humana. “Em uma loja autônoma, por exemplo, o recurso pode ser utilizado para identificar por imagem os produtos que estão sendo retirados do estabelecimento. A ferramenta também é uma grande aliada dos empreendedores para detectar padrões de consumo e, consequentemente, oferecer uma experiência de compra mais personalizada aos usuários.”

Aplicativo

Atualmente, o dispositivo móvel é um objeto essencial na rotina do consumidor. E as empresas não podem fechar os olhos para essa realidade. “Os aplicativos podem ser considerados um canal de aproximação entre marca e cliente, que simplifica as atividades do cotidiano, como, por exemplo, a aquisição de um item”, pontua.

QR Code em negócios autônomos

O QR Code é uma espécie de código de barras no formato de um quadrado que, ao ser lido pela câmera de um dispositivo móvel, transmite informações. “Essa tecnologia reflete a preferência dos consumidores pelo omnichannel, ou seja, pela junção de uma experiência física com uma digital. Ao ser aplicado em lojas autônomas, pode funcionar desde cardápios digitais ao destrave de geladeiras para acessar os produtos”, finaliza o executivo.

Imagem: Freepik

Relacionados:Últimas Notícias
Próximo

Em Ilhéus, Bob’s inaugura seu 1º restaurante de frente para o mar

Não perca

Com receitas, cupons de desconto e game, Diageo repagina loja online

Continue Reading

Você pode gostar

  • Carrefour Carrefour

    Carrefour, Super-Pharm e Norrøna mostram como reinventar a loja física no mundo digital

  • Decathlon Decathlon

    Decathlon aposta em inteligência artificial para acelerar evolução de seu marketplace

  • Sephora Sephora

    Sephora revela fórmula de sucesso no varejo global durante NRF Paris

  • lojas de departamento lojas de departamento

    Lojas de departamento se reinventam e apostam em experiência

  • varejo sustentável varejo sustentável

    Varejo sustentável: colaboração e inovação guiam o futuro do setor

  • cadeias de suprimentos cadeias de suprimentos

    Como a IA está redefinindo as cadeias de suprimentos

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
Carrefour
NRF Paris 202543 minutos atrás

Carrefour, Super-Pharm e Norrøna mostram como reinventar a loja física no mundo digital

Decathlon
NRF Paris 20251 hora atrás

Decathlon aposta em inteligência artificial para acelerar evolução de seu marketplace

Sephora
NRF Paris 20252 horas atrás

Sephora revela fórmula de sucesso no varejo global durante NRF Paris

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising7 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Fini
Franchising6 dias atrás

Podcast Central do Varejo #52: Fini

Velocità
Vídeos2 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #51: Velocità

Clube Mais Criativo
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #50: Clube Mais Criativo

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2026
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • NRF Paris 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
 
Necessário login de 'Candidato' para se candidatar a esta vaga. Clique aqui para sair E tente novamente
 

Faça login na sua conta

  • Esqueceu sua senha? | Inscrever-se

Redefinir senha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Digite o nome de usuário ou e-mail que você usou em seu perfil. Um link de redefinição de senha será enviado a você por e-mail.

Inscreva-se na sua conta

Escolha o seu tipo de conta
  • Candidato Quero descobrir empresas incríveis.
  • Empregador Quero atrair os melhores talentos.
  • Forneça as chaves de API do google captcha

  • já tem uma conta? Conecte-se

Close
 

Respostas

 

ativação de conta

Before you can login, you must activate your account with the code sent to your email address. If you did not receive this email, please check your junk/spam folder. Click here to resend the activation email. If you entered an incorrect email address, you will need to re-register with the correct email address.