Comportamento
Aumento de solteiros no Brasil movimenta varejo alimentício
Segundo dados do IBGE, o número de solteiros no país já ultrapassa o de casados: são aproximadamente 81 milhões de pessoas solteiras, contra 63 milhões de casadas. Esse cenário impulsiona o crescimento do chamado “mercado single”, que movimenta desde o setor alimentício até o de bebidas, com foco em praticidade, consumo individualizado e liberdade de escolha.
Agora ações de marcas movimentam o mercado com foco em autocuidado e consumo individualizado. Diversas marcas têm criado campanhas especialmente com foco nos solteiros, eventos temáticos e até promoções voltadas para esse público. O dia dos solteiros, comemorado em 15 de agosto, é uma oportunidade anual para marcas que querem valorizar esses clientes.
Os solteiros não querem consumir grandes quantidades de produtos, mas buscam quantidades que se adaptam à sua necessidade. Além disso, estão preocupados com saúde, bem-estar e com diversão.
Esse novo comportamento também se reflete na forma como o brasileiro consome bebidas alcoólicas. Segundo levantamento do Datafolha, 49% dos brasileiros com 18 anos ou mais têm o hábito de consumir esse tipo de produto. A frequência é variada: 3% consomem de cinco a sete vezes por semana, outros 3% de três a quatro vezes, 20% de uma a duas vezes por semana, 10% a cada 15 dias e 13% com menos frequência, como uma vez por mês ou menos.
Para João Paulo Modulo, head de marketing da Missiato, dona da Corote Drinks, ser solteiro vai muito além de um status de relacionamento: “O público solteiro quer experiências que tenham a ver com o seu estilo de vida, mais liberdade, mais praticidade e, claro, mais sabor.
Imagem: Freepik