Franchising
Bed Bath & Beyond lança modelo de franquias e acelera retorno às lojas físicas nos EUA

A Bed Bath & Beyond, Inc. está lançando um sistema nacional de franquias para impulsionar o retorno das operações físicas da marca, após a recente inauguração da primeira loja da rede desde a falência de 2023.
Em comunicado, a BB&B Inc. afirmou que o modelo de franquia permitirá operar um número menor de lojas próprias, garantindo que a rede “expanda sua presença, alcançando praticamente todas as principais comunidades dos Estados Unidos”.
Em agosto, por meio de sua parceria com a Kirkland’s Home (empresa atualmente controlada pela BB&B Inc.), a marca encerrou um hiato de dois anos no varejo físico com a abertura da primeira loja Bed Bath & Beyond Home, em Nashville, Tennessee. O ponto era anteriormente uma unidade da Kirkland’s Home, convertida para o novo formato da BB&B. Nos próximos dois anos, todas as lojas da Kirkland’s serão transformadas em unidades da Bed Bath & Beyond Home.
Essas lojas corporativas serão operadas pela The Brand House Collective, antiga proprietária da marca Kirkland’s Home. No mesmo período, a Brand House também vai reabrir pontos de venda de outras duas marcas do portfólio da BB&B Inc.: BuyBuy Baby e Overstock.
Agora, franqueados também terão a oportunidade de integrar a crescente rede da empresa. “Nosso objetivo é expandir a Bed Bath & Beyond da forma mais eficiente possível em termos de capital”, afirmou Marcus Lemonis, presidente executivo da Bed Bath & Beyond Inc., em nota. “Esse sistema permite que proprietários locais ofereçam atendimento personalizado e um toque regional, aproveitando nossa infraestrutura, marketing e tecnologia nacionais.”
Franquias terão formato turnkey e acesso a oportunidades de tokenização
As lojas franqueadas da BB&B seguirão o formato turnkey (pré-formatado), com seções dedicadas a Casa, Cozinha, Organização e Armazenamento, além de um espaço sazonal chamado Holiday Shoppe. Todos os ambientes serão projetados para transmitir o que a companhia chama de “sensação de bairro”. Aproximadamente 80% do mix de produtos será definido pela Bed Bath & Beyond, e os 20% restantes poderão ser personalizados pelos franqueados com produtos e designers locais.
Os franqueados também participarão da economia do site BedBathandBeyond.com, com o objetivo de integrar as experiências de compra física e online. Eles terão ainda acesso a recursos de tokenização digital por meio da plataforma tZero (da qual a BB&B Inc. detém participação relevante), que permitirá democratizar a propriedade das lojas e captar recursos por meio da emissão de valores mobiliários digitais.
Além de controlar um portfólio crescente de marcas de varejo, a BB&B Inc. vem expandindo seus ativos em blockchain. Em abril de 2025, a empresa lançou tokens digitais que permitem a investidores deter uma fração da propriedade intelectual e do desempenho financeiro das marcas Overstock e BuyBuy Baby. A inclusão dos franqueados da Bed Bath & Beyond nesse ecossistema reforça a ambição de Lemonis de transformar a companhia em um modelo de “afinidade e monetização de dados”, reduzindo sua dependência do varejo tradicional.
No comunicado, a BB&B Inc. destacou que a tokenização pode complementar (e até substituir) o financiamento tradicional da Small Business Administration (SBA), oferecendo aos franqueados “mais flexibilidade para captar recursos e engajar investidores locais por meio de infraestrutura digital”.
Análises em tempo real darão aos franqueados a mesma “agilidade de um varejista nacional”
Os franqueados terão acesso ao conjunto de ferramentas e sistemas de análise de dados baseados em IA da Bed Bath & Beyond, que permitem prever demanda, gerenciar estoque e otimizar decisões de sortimento e equipe com base em informações em tempo real.
Painéis interativos medirão a efetividade de promoções, o desempenho de preços e as tendências de mercado locais, ajudando os franqueados a aumentar as vendas, reduzir desperdícios e aprimorar o engajamento do cliente por meio de decisões orientadas por dados. “Essa abordagem garante que cada franqueado opere com a mesma inteligência e agilidade de um grande varejista, mantendo a autenticidade local”, afirmou a empresa.
“Nossa equipe, liderada por Ron Taylor, vice-presidente de Desenvolvimento de Franquias, está trabalhando em conjunto com Amy Sullivan, da Retail Omnichannel Organization; Tom Spadea, cofundador do escritório Spadea Lignana Franchise Attorneys; e Brian Luciani, diretor de crescimento da SMB Franchise Advisors”, acrescentou Lemonis. “Juntos, eles oferecerão aos franqueados orientação especializada, suporte operacional e supervisão para garantir que os padrões e a execução da marca sejam consistentes em todo o país.”
Imagem: Divulgação
Informações: Nicole Silberstein para Retail TouchPoints
Tradução livre: Central do Varejo