Operação

Black Friday e Cyber Monday 2025 registram aumento nas transações, aponta Visa

Publicado

on

Mulher jovem fazendo compras online com cartão de crédito; black friday, app commerce; DOC

Dados da Visa Consulting & Analytics (VCA) indicam que a Black Friday e a Cyber Monday de 2025 registraram aumento de gastos no Brasil em comparação com 2024. A análise aponta também um período de compras mais longo, com consumidores aproveitando promoções antecipadas disponibilizadas pelo varejo.

Segundo a Visa, o crescimento foi impulsionado pela maior adoção de tecnologias de pagamento digital e pelo movimento dos consumidores de distribuir as compras ao longo de vários dias. “Os resultados da Black Friday e da Cyber Monday deste ano mostram uma evolução de eventos de um único dia para uma verdadeira temporada de compras”, afirmou Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics para a Visa do Brasil. Para ele, “os consumidores estão se tornando mais estratégicos, aproveitando ofertas antecipadas e distribuindo seus gastos ao longo de vários dias. Esse comportamento, aliado à crescente confiança nos pagamentos digitais, é um forte indicador da saúde e adaptabilidade do setor varejista no Brasil”.

Crescimento dos gastos e comportamento do consumidor

Os gastos com credenciais Visa na Black Friday e na Cyber Monday 2025 cresceram 10% em relação às mesmas datas de 2024. As transações por aproximação também apresentaram alta de 10% no dia da Black Friday.

As categorias com maior volume de gastos foram mercadorias gerais, vestuário e lojas de departamento. Embora a Black Friday (28 de novembro) e a Cyber Monday (1º de dezembro) continuem sendo os dias de maior movimentação na América Latina e Caribe, a análise mostra aumento significativo nas compras antes dessas datas. Entre os destaques, 21 e 27 de novembro apareceram como dias relevantes para o consumo, reforçando a tendência de uma temporada de compras distribuída.

Mitigação de fraudes

A Visa identificou e bloqueou 185% mais atividades suspeitas de fraude na América Latina e Caribe durante a Black Friday e a Cyber Monday de 2025, em comparação com 2024. A empresa afirma ter investido mais de US$ 13 bilhões nos últimos cinco anos em tecnologia e infraestrutura voltadas à segurança.

“Como aprendemos em nosso Relatório Semestral de Ameaças mais recente, a fraude evoluiu de um crime oportunista para operações sistemáticas em escala industrial”, disse Adriana Umeda, diretora executiva de Risco da Visa do Brasil. “Os fraudadores estão evoluindo com novas tecnologias, mas nossas defesas também. Como vimos no início desta temporada de compras, estamos impedindo mais ameaças antes mesmo que alcancem os consumidores. Nosso compromisso permanece o mesmo: tornar cada transação mais segura, inteligente e protegida para consumidores, varejistas e instituições financeiras”.

Metodologia

A Visa Consulting & Analytics analisou transações realizadas via VisaNet no Brasil durante a Black Friday (28 de novembro de 2025) e a Cyber Monday (1º de dezembro de 2025), em comparação com os mesmos eventos de 2024. Também foram avaliadas as transações registradas nos dias que antecederam a Black Friday 2025, entre 15 e 27 de novembro, em relação ao período equivalente de 2024. Transações relacionadas ao Visa Direct não foram incluídas na análise.

Imagem: Envato

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *