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Bots estão atormentando o varejo online

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Os bots estão criando grandes problemas para os varejistas, à medida que a fraude online aumenta.

Parece que, à medida que novas tecnologias emergem, surgem também as técnicas que os criminosos usam para prejudicar os negócios. Para cada novo software que promete revolucionar a forma como vendemos, há uma nova ameaça que os varejistas online precisam enfrentar.

A ameaça do momento são os scraper bots – programas sofisticados projetados para rastrear seu site e coletar todos os dados possíveis.

Isso está causando grandes problemas para os varejistas. O relatório Protegendo a Marca e a Receita da Retail Gazette, criado em parceria com a empresa de software em nuvem Akamai, revelou que fraudes de coleta de dados, programas de fidelidade e cartões de pagamento aumentaram em 700% no segundo semestre de 2023.

É claro que nem todos os scraper bots são ameaças potenciais. Alguns são projetados para melhorar SEO e podem ajudar a promover seu site nos rankings de busca e na visibilidade. No entanto, isso representa apenas uma pequena parte dos scraper bots navegando no seu site. O restante abusa dos dados coletados para minar sua precificação, esgotar estoques limitados e roubar informações dos clientes.

Não se engane, ignorar a ameaça dos bots maliciosos pode causar danos irreparáveis no futuro, quando as informações sensíveis da sua empresa ou de seus clientes forem expostas a criminosos.

Qual é o impacto dos bots nos varejistas?

O resultado mais óbvio dessas atividades é o dano financeiro aos varejistas. Em resumo, eles custam dinheiro. Um estudo recente descobriu que os comerciantes incorrem em um custo médio de US$ 3 para cada US$ 1 de fraude.

Os números mais recentes de 2023 indicam que o custo total de fraudes no comércio eletrônico global ultrapassa US$ 48 bilhões (cerca de £37,3 bilhões), um aumento em relação aos US$ 41 bilhões (cerca de £31,8 bilhões) em 2022. Esse aumento significa que as perdas cumulativas com fraudes em pagamentos online globalmente devem ultrapassar US$ 343 bilhões (cerca de £266,7 bilhões). Para colocar em perspectiva, isso é mais de três vezes o lucro líquido da Apple em 2023.

Outro setor que sofre um grande impacto é o desempenho do site, a “vitrine” do varejista para o mundo. Bots realizando coleta de dados ou acúmulo de inventário podem sobrecarregar a infraestrutura do site do varejista, levando a tempos de carregamento mais lentos, aumento nos custos de servidor e até quedas do site.

Essa degradação no desempenho impacta diretamente o engajamento do usuário, já que clientes que enfrentam páginas de carregamento lento ou indisponibilidade são propensos a abandonar o site e buscar alternativas na concorrência.

Como você pode parar os bots?

Não é surpresa que equipes diferentes geralmente estejam focadas em proteger diferentes resultados: a equipe de segurança protege dados, o marketing protege a receita, o TI protege contra quedas de sistema e a experiência do cliente protege o caminho de compra. Invita nessa infraestrutura e proteja seu negócio!

Imagem: Envato
Informações: Kieran Howells para Retail Gazette
Tradução livre: Central do Varejo

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