Comportamento
Brasil é um dos países latinos com mais raiva e tristeza no trabalho
De acordo com a pesquisa State of The Global Workspace, da Gallup, o Brasil está entre os quatro países com mais raiva e tristeza no trabalho na América Latina. Entre os brasileiros empregados, 46% estão estressados, 25% tristes e 18% com raiva por motivos diretamente ligados ao trabalho. O estudo levou em conta mais de 128 mil funcionários em 160 países.
Quanto aos dados mundiais, 20% dos empregados do mundo sente solidão no dia a dia. Além disso, em 2023 (ano em que a pesquisa foi realizada), houve uma queda da saúde mental dos empregados ao redor do mundo.
Em relação à raiva e tristeza no trabalho, o Brasil (18%) é o quarto colocado na América Latina; no primeiro, fica atrás de Bolívia (25%), Jamaica (24%) e Peru (19%). Quanto à tristeza (25%), o País é precedido de Bolívia (32%), El Salvador (26%) e Jamaica (26%).
Apesar de quase metade dos brasileiros estarem estressados, outros países latinoamericanos estão ainda mais. No rancking, Brasil é o sétimo país mais estressado, atrás de Bolívia (55%), República Dominicana (51%), Costa Rica (51%), Equador (50%), El Salvador (50%) e Peru (48%).
Por outro lado, no estudo o Brasil é identificado como um dos países com leis trabalhistas sólidas, e 55% dos entrevistados apontaram o País como um bom local para encontrar emprego neste momento. Além disso, o Brasil foi o 15º colocado entre os principais países em que há grande intenção dos colaboradores em sair do emprego, com 40%.
Outro insight evidenciado pelo estudo é sobre a importância dos gerentes: é mais provável que eles estejam estressados, tristes ou com raiva, mas, quando há um gerente saudável, os demais funcionários tendem a estar saudáveis.
Quando as empresas investiram no bem-estar dos funcionários, resultados financeiros vieram, como também comprova a pesquisa. Nestas empresas, houve 18% a mais de produtividade nas vendas.
Imagem: Freepik