Comportamento
Brasileiros gastaram R$ 18,1 bilhões com café em 2023
O estado brasileiro que mais consumiu a bebida no ano passado foi São Paulo, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro
O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água, e uma das mais famosas do mundo. A venda de café movimentou mais de R$ 18,1 bilhões em 2023 no País, segundo dados do IPC Maps, especializado em potencial de consumo nacional há 30 anos. O valor representa um acréscimo de 4,3% em relação a 2022, quando as despesas somaram R$ 17,4 bilhões.
Para os cálculos, o IPC Maps considerou tanto despesas com pó de café e cápsulas no domicílio, bem como os “cafezinhos” fora de casa.
Consumo de café por estados
Na comparação entre os estados brasileiros, São Paulo ficou à frente, responsável por quase R$ 5 bilhões dos gastos no ano passado, com um aumento de 4,2% no consumo em relação ao ano anterior. Na sequência, os estados que mais consumiram café foram Minas Gerais (R$ 2 bi) e Rio de Janeiro (R$ 1.5 bi).
Porém foi no estado do Tocantins que houve o maior crescimento no consumo de café entre 2022 e 2023, de 13,3%, resultando em mais de R$ 71,9 milhões desembolsados pelas famílias.
Outro estado que se destacou na venda de café foi o Rio Grande do Sul, com venda de R$ 909 milhões, e aumento de 10% em relação a 2022.
Por outro lado, os estados que menos consumiram café em 2023 foram Roraima (48.6 mi), Acre (53.4 mi) e Amapá (67.6 mi). Os estados que tiveram redução na compra do produto no ano passado foram Acre (-2,6%), Bahia (-1,1%), Maranhão (1,1%) e Paraíba (-0,7%). Apesar de a Bahia ter tido retração, foi a quinta maior consumidora de café do país.
Ainda percebe-se desigualdade regional em relação ao consumo, uma vez que a região Sudeste é a maior consumidora, enquanto a região Norte, a menor, e a maior parte dos estados que tiveram redução na compra foram do Nordeste.
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