Franchising
Brindes se tornam estratégia para fidelizar clientes em datas festivas
Empresas que distribuem brindes de qualidade aumentam vendas e melhoram a fixação da marca no imaginário do público-alvo
As datas comemorativas são uma grande oportunidade para as marcas estreitarem seu relacionamento com os clientes. E uma das estratégias mais usadas pelas empresas está em oferecer brindes, o que vem ajudando a alavancar este mercado no Brasil. Segundo uma pesquisa da Ampro (Associação de Marketing Promocional), 88% dos empresários entrevistados entregam brindes em datas especiais, e 92% em eventos corporativos. Não é à toa que o segmento movimenta R$7,41 bilhões por ano.
Esse movimento vem acontecendo pois, nos últimos anos, há uma visível tendência dos consumidores atribuírem mais valor às organizações que lhes oferecem itens úteis como presentes. Ao mesmo tempo, pesquisas de mercado demonstram que as vendas de empresas que distribuem brindes de qualidade aumentam significativamente, além de melhorar a fixação da marca no imaginário do público-alvo
“Nesse primeiro trimestre os pedidos cresceram 40% comparado com o ano passado, alavancados pelo Dia das Mães. Já para o Dia dos Namorados, o salto é ainda maior. Os pedidos aumentaram em 60% em relação ao ano passado”, explica Rafaela Gomes do Nascimento, do departamento comercial da Mathias Promocionais, de São Paulo.
Esse cenário impacta positivamente toda essa cadeia . As empresas de brindes contratam mais funcionários e acionam mais células externas, que por sua vez também empregam mais colaboradores. “Com o volume de pedidos para o Dia dos Namorados, contratamos mais 6 células de costura, saindo de 10 para 16 empresas terceirizadas”, explica Rafaela, que tem alta expectativa para o Dia dos Pais.
Uma das marcas que vem apostando nessa estratégia é a rede de foodservice Sal e Brasa Grill Express. Segundo o CEO da marca, que desde o início da estratégia já entregou mais de 25 mil brindes, o segredo do sucesso das ações está em buscar presentes que tenham utilidade e qualidade. “Não deixamos passar em branco essas datas. Nossos clientes já esperam por esse mimo”, aponta Fernando Ribeiro.
Para este Dia dos Namorados, a empresa dará para todos as pessoas que consumirem um grelhado uma “fita salva celular”, acessório usado para prender o aparelho à mão do usuário, evitando quedas e outros acidentes. A rede se preparou para entregar mais de 5 mil unidades em suas 43 lojas espalhadas por todo o Brasil.
Reflexo no faturamento
O executivo ainda explica que essas ações aumentam as vendas e também o ticket médio. “O segmento de food service é muito concorrido, e como estamos em praças de alimentação de shopping centers, precisamos nos destacar e manter a marca na cabeça do consumidor. Lógico que a qualidade dos nossos pratos é um fator decisivo, mas sabemos que o cliente gosta de variar e esses mimos nos ajudam a mantê-los em nosso caixa”, salienta Ribeiro.
Para a lojista Valéria Meneses, franqueada da rede Sal e Brasa Grill Express, essa estratégia de marketing impacta muito positivamente em seu negócio. Com uma unidade no Shopping Jardins, em Aracaju, Valéria viu seu faturamento crescer 68% na ação realizada no Dia dos Namorados do ano passado. “Como em 2021 o setor de food service ainda estava voltando ao seu ritmo normal, as vendas foram boas, mas não batemos a meta. Mas em 2022 foi um recorde”, explica a empresária.
Agora, ela espera ampliar em 15% as receitas no dia 12 de junho. “Os mimos nos diferenciam entre as opções de uma Praça de Alimentação. Ajudados pela sinalização da campanha e todo um trabalho que fazemos nas redes sociais, os casais veêm o Shopping como uma ótima opção para um almoço ou jantar. Aqui não é necessário reserva e, o que é muito importante, nossos preços não se alteram nessas datas”, finaliza.
Imagem: Divulgação