Connect with us

E-commerce

Brinquedos estão mais baratos no Dia das Crianças deste ano

Pesquisa da Precifica feita no e-commerce mostra que o valor médio dos brinquedos caiu quase 7%, menor valor em dois anos; o mesmo ocorre com os calçados, que tiveram redução de 8,30%; preço dos jogos permanece estável

Published

on

Crianças alegres brincando com brinquedos no chão da sala de estar no dia das crianças

Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, entre elas o monitoramento de preços e precificação dinâmica no e-commerce, mostra que brinquedos e calçados são as melhores alternativas para 12 de outubro, data em que se comemora o Dia das Crianças. Isso porque o preço médio dos brinquedos apresentou recuo de 6,56% neste ano em comparação com a mesma época de 2022 e 2021. Já o preço dos calçados recuou 8,30%. É preciso frisar que os jogos, muito buscados por pais e responsáveis, permanecem com os preços estáveis no período analisado de 2021 a 2023, ficando com preço médio de R$ 180,14 neste ano. Em 2023, o preço médio dos brinquedos é de R$ 291,67, calçados R$ 218,73 e os jogos R$180,14.

Um dos motivos para a redução de preços no varejo E-commerce no dia das crianças é o aumento da oferta na indústria, evidenciada pela produção industrial de brinquedos e jogos, que já é maior em julho de 2023 do que em agosto de 2022, mês em que historicamente se configura o pico de produção industrial para o setor. Embora a categoria dos calçados tenha apresentado queda nos preços, a pesquisa mostra expressivo movimento de alta, principalmente se compararmos o mês de julho de 2023, com o mesmo mês dos anos anteriores.

Para a realização do levantamento, foram monitorados os preços de 39 produtos em 21 Websites e 845 Vendedores, entre os meses de agosto e setembro dos anos de 2021, 2022 e 2023, totalizando 238.792 observações. Foram considerados para a análise produtos entre R$118,00 e R$800,00, sendo o ticket médio para 2023 de R$186,18.

“Além do aumento da oferta na indústria, a atual situação da economia que vem apresentando excelentes índices durante todos os meses do ano contribuiu para redução dos preços.

“Esse cenário destaca a capacidade de adaptação das empresas para atender às demandas dos consumidores em um ambiente cada vez mais competitivo”, analisa Ricardo Ramos, CEO da Precifica.

“Manualmente, é praticamente impossível concorrer. Como saber os preços praticados pelas outras lojas? Qual percentual de desconto oferecer sem risco de perder margem? Como analisar todas as variáveis a tempo de não perder a data? Como evitar estoques encalhados? Há uma resposta para todos os questionamentos: automação com soluções baseadas em inteligência artificial, machine learning e business intelligence”, conclui.

Imagem: Envato