E-commerce
Brinquedos estão mais baratos no Dia das Crianças deste ano
Pesquisa da Precifica feita no e-commerce mostra que o valor médio dos brinquedos caiu quase 7%, menor valor em dois anos; o mesmo ocorre com os calçados, que tiveram redução de 8,30%; preço dos jogos permanece estável
Levantamento feito pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, entre elas o monitoramento de preços e precificação dinâmica no e-commerce, mostra que brinquedos e calçados são as melhores alternativas para 12 de outubro, data em que se comemora o Dia das Crianças. Isso porque o preço médio dos brinquedos apresentou recuo de 6,56% neste ano em comparação com a mesma época de 2022 e 2021. Já o preço dos calçados recuou 8,30%. É preciso frisar que os jogos, muito buscados por pais e responsáveis, permanecem com os preços estáveis no período analisado de 2021 a 2023, ficando com preço médio de R$ 180,14 neste ano. Em 2023, o preço médio dos brinquedos é de R$ 291,67, calçados R$ 218,73 e os jogos R$180,14.
Um dos motivos para a redução de preços no varejo E-commerce no dia das crianças é o aumento da oferta na indústria, evidenciada pela produção industrial de brinquedos e jogos, que já é maior em julho de 2023 do que em agosto de 2022, mês em que historicamente se configura o pico de produção industrial para o setor. Embora a categoria dos calçados tenha apresentado queda nos preços, a pesquisa mostra expressivo movimento de alta, principalmente se compararmos o mês de julho de 2023, com o mesmo mês dos anos anteriores.
Para a realização do levantamento, foram monitorados os preços de 39 produtos em 21 Websites e 845 Vendedores, entre os meses de agosto e setembro dos anos de 2021, 2022 e 2023, totalizando 238.792 observações. Foram considerados para a análise produtos entre R$118,00 e R$800,00, sendo o ticket médio para 2023 de R$186,18.
“Além do aumento da oferta na indústria, a atual situação da economia que vem apresentando excelentes índices durante todos os meses do ano contribuiu para redução dos preços.
“Esse cenário destaca a capacidade de adaptação das empresas para atender às demandas dos consumidores em um ambiente cada vez mais competitivo”, analisa Ricardo Ramos, CEO da Precifica.
“Manualmente, é praticamente impossível concorrer. Como saber os preços praticados pelas outras lojas? Qual percentual de desconto oferecer sem risco de perder margem? Como analisar todas as variáveis a tempo de não perder a data? Como evitar estoques encalhados? Há uma resposta para todos os questionamentos: automação com soluções baseadas em inteligência artificial, machine learning e business intelligence”, conclui.
Imagem: Envato