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Economia

BYD está pronta para ultrapassar a Tesla como principal fabricante de veículos elétricos

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De acordo com um relatório recente da Counterpoint Research, a fabricante chinesa de veículos elétricos BYD está prestes a superar a Tesla em vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) este ano. Com sua participação de mercado prestes a crescer substancialmente, espera-se que a BYD se torne um player dominante na indústria de veículos elétricos.

No relatório, que foi divulgado na terça-feira (02), os analistas da Counterpoint disseram: “Esta mudança destaca a natureza dinâmica do mercado global de veículos elétricos”.

A BYD experimentou um aumento significativo nas vendas de veículos elétricos a bateria no segundo trimestre, aumentando quase 21% em relação ao ano anterior, para 426.039 unidades, conforme relatado pela CNBC. Enquanto isso, a Tesla viu uma queda de 4,8% nas entregas, com um total de 443.956 veículos no mesmo período. Este movimento enfatiza a rápida expansão da BYD no mercado de veículos elétricos e sua ameaça emergente à dominância da Tesla.

No ano anterior, a BYD ultrapassou a Tesla na produção total de mais de 3 milhões de unidades, o que inclui tanto veículos exclusivamente a bateria quanto híbridos. A produção da BYD incluiu 1,6 milhão de carros de passageiros exclusivamente a bateria e 1,4 milhão de híbridos, enquanto a Tesla manteve a liderança apenas na fabricação de veículos elétricos a bateria.

A BYD ficou atrás da Tesla como a maior vendedora de veículos elétricos no primeiro trimestre. Apesar dessa mudança, a Counterpoint Research destacou a posição dominante da China no mercado de veículos elétricos a bateria, com a BYD desempenhando um papel fundamental. As projeções indicam que as vendas de veículos elétricos a bateria na China serão quatro vezes maiores do que na América do Norte até 2024, e espera-se que a China detenha mais de 50% da participação de mercado global de veículos elétricos a bateria até 2027. Até 2030, prevê-se que as vendas de veículos elétricos a bateria da China superarão as vendas tanto da América do Norte quanto da Europa.

Para lidar com o crescente número de veículos elétricos chineses, a União Europeia decidiu recentemente aumentar os impostos sobre os fabricantes de veículos elétricos chineses. A BYD pode enfrentar um imposto de 17,4%, a SAIC uma taxa de 38,1% e a Geely uma taxa de 20%, além do imposto existente de 10% sobre veículos elétricos importados. Esses novos impostos começarão em 4 de julho, a menos que as discussões em andamento com as autoridades chinesas levem a uma solução.

Imagem: Envato
Informações: Lavina Suthenthiran para Retail Wire
Tradução: Central do Varejo