Economia

Cada vez mais popular, Halloween deve ter recordes de venda no Brasil este ano

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pessoa segurando abóbora de halloween  para fora enquanto se esconde atrás de árvore

Apesar de, historicamente, não ser uma data comemorativa no Brasil, nos últimos anos, o Halloween vem se destacando como um dos momentos mais importantes no calendário do comércio, refletindo a popularidade crescente entre os consumidores. Com a influência da cultura pop e o engajamento nas redes sociais, o Halloween se transformou em uma data importante para o varejo, com empresas de eventos, brinquedos e vestuário registrando aumentos expressivos nas vendas.

“A comemoração do Halloween cresce exponencialmente no país. A cada ano, percebemos o quanto os brasileiros têm abraçado essa festa como parte do nosso calendário. É um segmento que cresce cerca de 30% ao ano”, diz Eduardo Cincinato, presidente da Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores (ABCasa

De acordo com a ABCasa, a cada ano tem havido  um crescimento exponencial do segmento de Halloween no varejo brasileiro. Para 2024, as expectativas são ainda mais otimistas. Analistas do setor de varejo e entretenimento projetam um crescimento entre 15% e 20% nas vendas relacionadas ao Halloween. A CNC prevê que a movimentação financeira pode ultrapassar R$3,7 bilhões, consolidando o mês de outubro como um dos mais lucrativos para o comércio no segundo semestre, rivalizando com datas como o Dia das Crianças e a Black Friday.

No quesito decoração, o mercado brasileiro ainda busca inspiração nos tradicionais elementos da celebração americana, como bruxas, palhaços e esqueletos. No entanto, há diferenças perceptíveis. Segundo Guilherme Aguila, gerente de marketing do Grupo Cromus, enquanto o público norte-americano explora variações criativas de cores e temas, o brasileiro ainda prefere as opções clássicas. “A procura é por um Halloween mais assustador e divertido, com as cores laranja, preto e roxo dominando a preferência”, ressalta.

Geração Z

Além disso, o dia das bruxas é ainda mais popular entre a geração Z. Uma pesquisa do YPulse revelou que 91% dos jovens entre 12 e 26 anos planejam celebrar o Halloween, com grande parte deles investindo em fantasias e decorações. Para Cincinato, inclusive, boa parte do crescimento do mercado voltado ao Halloween deve-se à geração Z, que vem transformando a data em uma grande oportunidade de negócios para as marcas. 

Regiões

Associados da ABCasa afirmam que as festas de Halloween estão chegando a regiões mais distantes do país, como é o caso de Joel Konig, diretor da Brinquedos Pica-Pau. “É notório que o Halloween tem se popularizado no Brasil, abrangendo, a cada ano, mais regiões em que a data está sendo celebrada”, afirma Konig. O executivo observa que, apesar de o mercado de decoração de Halloween no Brasil ainda estar em evolução, as preferências regionais e culturais estão contribuindo para um crescimento orgânico, adaptado às particularidades de cada localidade.

Aguila também corrobora essa visão. “A influência da cultura pop, como filmes e séries, e a presença de festas temáticas em escolas e eventos sociais contribuíram para essa tendência”, comenta Aguila.

Ele também acrescenta que a popularidade das festas em condomínios e a “caça aos doces” também têm impulsionado o segmento. “É uma festa que gera um mistério para as crianças e que promove o relacionamento entre os vizinhos. Uma vez que se vive essa experiência, é muito difícil não repetir a celebração no ano seguinte”, diz.

Tendências do Halloween no Brasil

Uma tendência que ainda não se consolidou no Brasil, mas que pode se tornar uma oportunidade futura, é a demanda por decorações sustentáveis. Ambos os executivos relatam que ainda não percebem uma procura expressiva por produtos ecológicos voltados para o Halloween. No entanto, considerando a crescente preocupação dos consumidores com a sustentabilidade, esse pode ser um nicho a ser explorado nos próximos anos.

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