Franchising
Omnichannel representa quase metade das vendas online na Austrália
Mídias sociais, IA e baixo custo levam os consumidores em direção aos canais omnichannel
Mídias sociais, IA e baixo custo levam os consumidores em direção aos canais omnichannel
Publicado
1 ano atráson
Por
RedaçãoCanais omnichannel que mesclam experiências online e offline superaram as vendas de e-commerce, com 48% das vendas fora do varejo alimentar na Austrália em 2023 tendo pontos de contato físicos.
De acordo com o “Ecommerce Delivery Benchmark Report 2024” da empresa controladora da ShipStation, Auctane, hábitos familiares como passear na loja física e devoluções equilibraram as jornadas de compras pessoais juntamente com a influência das mídias sociais e da IA.
Plataformas como TikTok e Instagram têm sido canais mais confiáveis para descoberta de produtos do que os sites próprios de varejistas. Quase 40% dos usuários dependem das mídias sociais para pesquisas, em comparação com 35% que navegam em sites de varejo.
A inteligência artificial também tem desempenhado um papel nas experiências de compra, com 31% dos australianos considerando a IA valiosa para otimização de pedidos e atualizações de entrega, e 28% confiando na IA para buscas simples de produtos.
Dado o aumento do custo de vida, os consumidores australianos tornaram-se sensíveis aos custos. Quase metade dos entrevistados (48%) considera o custo da entrega crucial ao comprar online. Isso está alinhado com 71% que evita itens com altos custos de entrega e 44% sendo relutantes em pagar por entregas premium.
Além disso, os consumidores buscam devoluções fora de casa. 31% dos entrevistados australianos preferem devoluções na loja e 21% escolhem locais PUDO (pick-up/drop-off). Os consumidores da geração Z também têm mostrado confiança em devoluções fora de casa, devolvendo em média 19% das compras de vestuário.
Enquanto a inflação desacelera, os comerciantes australianos consideram três preocupações principais – aumento dos custos operacionais (37%), fraca demanda do consumidor (31%) e a intensa concorrência (27%) – que definirão 2024. Proporcionar uma jornada do cliente sem atritos e de qualidade é a maneira confiável para as marcas se destacarem em um cenário de canais omnichannel.
Staff Reporter para Retail Asia
Tradução e adaptação por Central do Varejo
Imagem: Envato
Amazon apresenta proposta para compra do TikTok nos EUA
PMEs online faturam R$ 1,3 bi no 1º trimestre
Plano de expansão é o pilar crescimento sustentável das redes de franquias
Varejistas combatem perda de clientes com programas de fidelidade
Vendas da Tesla despencam 13% no primeiro trimestre
Indústria paulista cresceu nos dois primeiros meses de 2025, aponta Fiesp