Colunistas

Cantar no Shopping? Sim, já é possível!

Publicado

on

O “Karaoke Star” chegou a Portugal há cerca de um ano no Alegro Montijo (margem sul de Lisboa) e mais recentemente no Alegro de Sintra (margem norte de Lisboa). Não vou com frequência a este centro comercial, mas ao vê-la hoje, chamou-me imediatamente a atenção. 

Karaoke Star

O que é o Karaoke Star?

Trata-se de uma cabine de karaoke self-service que permite que até 2 pessoas em simultâneo, gravem a voz e recebam a gravação (em MP3/áudio) por e-mail. Ou apenas se divirtam a cantar!

As instruções são simples, disponibiliza uma biblioteca de milhares de músicas, a cabine é climatizada e a desinfecção dos microfones é feita por luz UV.

Porque importa?

Este conceito incorpora várias tendências:

  • Entretenimento “imersivo” e de curta duração (Micro-Entretenimento)

Representa a procura por experiências divertidas e rápidas que podem ser desfrutadas sozinhas ou em grupos. Está tipicamente localizado em espaços de elevada tráfego, como centros comerciais.

  • Cultura da partilha e UGC

A capacidade de receber a gravação por e-mail encoraja as pessoas a partilharem a sua performance nas redes sociais. Isto alinha-se perfeitamente com a tendência do UGC (User-Generated Content), onde os consumidores criam e partilham o seu próprio conteúdo digital, impulsionado por plataformas como TikTok e Instagram (cujos logotipos estão visíveis na porta da cabine).

  • Automatização e digitalização do retalho

É o exemplo de um serviço de entretenimento que é totalmente automatizado (sem necessidade de operador humano) e funciona 24/7. O pagamento é feito diretamente na máquina (moedas ou cartão bancário).

  • Regresso do Karaoke enquanto movimento de expressão cultural

Embora o karaoke nunca tenha, na realidade, desaparecido, temos vindo a assistir ao regresso da sua popularidade. A crescente notoriedade da cultura japonesa e coreana também será, provavelmente, um fator que contribui significativamente para a sua popularidade, especialmente para o público mais jovem.

No Brasil, este conceito também já chegou em outubro deste ano ao Shopping de Itaguaçu, em São José, no estado de Santa Catarina. E você, atreve-se a experimentar se vir uma cabine destas? 😊🎤

Leia também: BHOUT: onde o treino é um jogo

Imagens: Elisabete Galiano


*Elisabete Galiano é formada em Gestão e conta com mais de 18 anos de experiência em Marketing no setor de FMCG (Fast Moving Consumer Goods). É Head of Strategic Plant Based Food Category na Sumol Compal, empresa líder no mercado de bebidas não alcoólicas em Portugal. Reside em Lisboa e tem um interesse especial por marcas, inovação e tendências.

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *