• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Inovação

Carrinho inteligente traz agilidade nas compras e redução de custos
Advertisement

Inovação

Gigantes do varejo ampliam investimentos em IA para acelerar operações

Inovação

57% dos candidatos utilizam a IA em processos seletivos

Inovação

Agentes de IA devem impulsionar receitas em 20%, apontam CFOs

E-commerce Inovação

Como evitar fraudes no e-commerce com IA

Inovação

Chipotle testa entrega de comida por drones

Inovação

Cielo lança assistente de IA para consultas em extratos

E-commerce Inovação

eBay amplia conjunto de ferramentas de IA para vendedores

Inovação

Como a inteligência artificial está revolucionando o last mile no varejo

Inovação

Estudo mostra que quase metade das marcas nos EUA não investe em agentes de IA

Inovação

Carrinho inteligente traz agilidade nas compras e redução de custos

Com tecnologia israelense, Inwave transforma a jornada do consumidor em experiência com mais autonomia e menos fricção

Publicado

2 anos atrás

on

20 de junho, 2023

Por

Bruno Meirelles e Pedro Figueiredo

Os carrinhos de compras inteligentes são uma novidade que vem ganhando destaque no mercado varejista. De acordo com Gustavo Carrer, Head de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Inwave, embora ainda não estejam em operação no Brasil, esses sistemas já estão sendo testados e utilizados em países como Chile, Estados Unidos e Europa, e em Israel, país de origem da tecnologia.

A empresa oferece um scanner capaz de converter carrinhos comuns em máquinas capazes de fazer o self checkout, além de entender hábitos de compra e sugerir novos produtos com base no que o consumidor está levando. Ele funciona a partir de câmeras que identificam os produtos por imagem, e registram sua entrada na cesta de compras do cliente à medida em que cada item é colocado dentro carrinho

Ao adotar essa tecnologia, as redes de varejo proporcionam maior autonomia aos consumidores, permitindo uma compra sem filas e com mínima fricção, ou seja, livre de erros e perdas de produtos. “Para a loja é certeza que o produto está sendo lido. Para o consumidor, garanta que ele está paga somente pelo que está levando”, explica o executivo em conversa exclusiva com a Central do Varejo.

Outra vantagem dos carrinhos inteligentes é o fato de oferecerem uma experiência personalizada, identificando os itens e sugerindo produtos associados, o que resulta em um aumento de vendas de aproximadamente até 17% em comparação com o tíquete médio das lojas convencionais. 

Através do uso de inteligência artificial, as lojas podem conhecer o histórico de compras dos clientes, possibilitando promoções personalizadas e redução de custos operacionais. Esses carrinhos representam uma verdadeira inovação no varejo, proporcionando ganhos tanto para as redes quanto para os consumidores, resultando em maior eficiência nas compras, estímulo a promoções no momento adequado e a possibilidade de um ambiente de compras mapeado e com menor índice de ruptura.

“Há várias inteligências artificiais por trás dessa tecnologia, desde a parte de aprendizagem para identificar os produtos pelas imagens até a parte de retaguarda, que vai sugerir um produto que está na cesta de compras que ele está acostumado, para fazer o upscale”, relata Gustavo.

Para completar, os carrinhos ainda impactam na redução de custos. Redes que adotam a inovação demandam menos operadores e reduzem o índice de carrinhos abandonados. Com o avanço da tecnologia, espera-se que os modelos inteligentes se tornem mais comuns no Brasil, oferecendo uma experiência de compra ainda mais conveniente e eficiente, impulsionando o setor varejista e aprimorando a relação entre as redes e os consumidores.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Google lança provador virtual com IA para ajudar na escolha de roupas

Não perca

QR Code deve ser substituto mais completo para o código de barras

Continue Reading

Você pode gostar

  • lojas de pequeno formato; PMEs gaúchas; empresário do comércio; semana do consumidor; Sebrae; pequenas empresas lojas de pequeno formato; PMEs gaúchas; empresário do comércio; semana do consumidor; Sebrae; pequenas empresas

    Pequenas e médias empresas iniciam 3º trimestre com sinais de recuperação

  • Shopee Shopee

    Shopee anuncia redução no tempo médio de entrega em todo Brasil

  • varejo; digital varejo; digital

    O caminho do sucesso no digital é trilhado por pequenas vitórias que geram grandes resultados

  • Clube Mais Criativo Clube Mais Criativo

    Podcast Central do Varejo #50: Clube Mais Criativo

  • Fandom em show Fandom em show

    Fandom: entenda como as comunidades de fãs impactam o varejo

  • gestão gestão

    Gestão: o que é, áreas principais e metodologias aplicadas ao varejo

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
lojas de pequeno formato; PMEs gaúchas; empresário do comércio; semana do consumidor; Sebrae; pequenas empresas
Operação30 minutos atrás

Pequenas e médias empresas iniciam 3º trimestre com sinais de recuperação

Shopee
E-commerce3 horas atrás

Shopee anuncia redução no tempo médio de entrega em todo Brasil

varejo; digital
Colunistas4 horas atrás

O caminho do sucesso no digital é trilhado por pequenas vitórias que geram grandes resultados

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising6 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Ricardo Almeida
Vídeos4 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #46: Ricardo Almeida

Mar na Mão
Franchising1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #45: Mar na Mão

supera
Franchising1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #44: Supera

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação