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Comportamento

Cartão Fidelidade: vantagens e desvantagens de usar na sua loja

Fidelizar o cliente e aumentar as vendas pode ser uma grande vantagem, porém, são necessários esforços mobilizados na empresa

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Foco suave do homem demonstrando cartão fidelidade verde em branco enquanto visitava posto de combustível durante o dia na cidade

Em um mercado cada vez mais competitivo, é comum ver empresas cada vez mais criando novas formas de conquistar a preferência de seus clientes, e o cartão fidelidade é uma dessas. Cada vez mais comum, você provavelmente já recebeu pontos a cada compra em uma empresa, que pode trocar por um novo produto depois de algum tempo. É possível encontrar esse tipo de iniciativa no comércio alimentício, em pequenas empresas e grandes redes, em empresas de tecnologia, em passagens aéreas e nos mais diversos ramos do varejo.

Esse tipo de iniciativa de uma empresa faz parte de suas estratégias de marketing, e tem o objetivo de, como o nome já diz, fidelizar os clientes. É que manter um cliente é entre 5 e 7 vezes mais barato que conquistar um novo, uma vez que aquele cliente já conhece a marca, já teve uma experiência de compra, e pode voltar. Para clientes novos, o processo é muito mais difícil: é preciso fazer com que ele descubra a marca, se interesse, e se converta em comprador, o que é muito mais demorado e dispendioso. Então, investir em programas de fidelidade faz muito sentido para as empresas.

O que é cartão fidelidade?

O cartão fidelidade é uma estratégia de marketing comum em muitas lojas, pois visa criar um vínculo mais estreito com os clientes, incentivando a repetição de compras. Esses programas oferecem uma série de benefícios, mas também apresentam desafios para ser implantados que precisam ser considerados pelas empresas.

Em geral, funciona assim: o cliente recebe um cartão (físico ou digital) em que são marcadas as suas compras. Com cada compra, ele ganha pontos, milhas ou benefícios. Na maioria das vezes, é preciso alcançar uma meta para poder receber algum produto, serviço ou benefício da empresa.

Dessa forma, o cartão fidelidade estimula os consumidores a voltarem à loja, a comprarem mais vezes, e a se manter em contato com a marca. Além disso, ao receber prêmios, o cliente pode se sentir presenteado, mimado ou retornado pela empresa, o que causa uma boa sensação, e mais fidelidade.

Outra vantagem desse tipo de programa é o marketing boca a boca que pode gerar. Ao saber do programa de fidelidade ou ao ganhar um prêmio, o cliente pode recomendar a marca para amigos e conhecidos, fazendo uma propaganda gratuita e muito poderosa. Quer saber mais sobre o cartão fidelidade? Acompanhe mais vantagens e desvantagens desse tipo de programa:

Vantagens do cartão fidelidade

  1. Fidelização do Cliente:

Ao implementar esse tipo de programa, sua loja busca criar uma base de clientes leais. Esses clientes tendem a preferir comprar na sua loja em vez de explorar outras opções, fortalecendo assim a relação comercial. O cartão fidelidade também pode desenvolver uma certa impressão positiva e ligação afetiva com a marca, o que é precioso para uma empresa, uma vez que os clientes tendem a permanecer sempre em contato e a fazer compras recorrentes.

  1. Aumento de vendas recorrentes com cartão fidelidade:

Com o cartão fidelidade, é comum observar um aumento nas vendas recorrentes. Clientes que possuem o cartão são mais propensos a voltar para realizar novas compras, impulsionando a receita da sua loja. Várias empresas já viram esse tipo de iniciativa dar certo, como é o caso da Giuliana Flores, que teve o clube de assinaturas crescendo 250% em três meses.

  1.   Incentivo à Compra:  

Os cartões muitas vezes oferecem recompensas, descontos ou brindes aos clientes fiéis. Esse incentivo adicional pode ser um diferencial na decisão de compra, estimulando os clientes a escolherem sua loja em detrimento de concorrentes. Muitas vezes, o cliente se sente tentado a fazer uma compra (o que se aplica muito a alimentação), mas ainda precisa de um estímulo a mais para concretizá-las – e o cartão fidelidade pode ser esse estímulo.

  1.   Coleta de Dados:  

A implementação de um programa de cartão fidelidade permite a coleta de dados valiosos sobre o comportamento de compra dos clientes. Essas informações podem ser utilizadas para personalizar ofertas e estratégias de marketing, maximizando o impacto das campanhas. Com esse tipo de base de dados é possível saber os nomes, preferências, sazonalidade e perfil dos clientes fieis da marca. Assim, é possível usar essas informações para fazer melhores ofertas no futuro.

Desvantagens do cartão fidelidade

  1.   Custo Operacional:  

Um dos desafios dos programas de fidelidade é o custo operacional associado. A impressão e distribuição dos cartões, além da administração do programa, podem representar uma despesa para a loja que precisa ser analisada em um estudo de viabilidade. Porém, como já mencionado, conquistar novos clientes é ainda mais caro que fidelizar os que já existem.

  1.   Complexidade na Gestão:  

À medida que o número de participantes no programa aumenta, a gestão do cartão fidelidade pode se tornar complexa. Manter registros precisos de pontos, recompensas e expiração de benefícios requer um sistema eficiente, e que precisa ser montado com robustez com antecedência pela empresa, evitando transtornos para o cliente.

  1. Riscos de desvalorização:  

Se não for cuidadosamente planejado, o programa de cartão fidelidade pode desvalorizar a percepção do cliente em relação às recompensas oferecidas. Se as recompensas são difíceis de alcançar ou não são percebidas como valiosas, os clientes podem perder o interesse no programa. Por isso, é muito importante colocar recompensas atraentes, mas que sejam alcançáveis, sem que seja necessário um período muito longo de fidelização para alcançar. O ideal é deixar várias metas conforme a fidelidade aumenta, estimulando o cliente a ficar por mais tempo.

  1. Concorrência com descontos instantâneos:

Em um ambiente de varejo altamente competitivo, os cartões fidelidade podem perder eficácia em comparação com descontos instantâneos oferecidos por concorrentes. Os consumidores muitas vezes preferem gratificações imediatas em vez de acumular pontos ao longo do tempo. Por isso, é preciso estabelecer um sistema de recompensas bem pensado e não muito demorado, que seja estimulante para o cliente.

Conclusão

O cartão fidelidade pode ser uma ferramenta poderosa para construir e manter relacionamentos com os clientes. No entanto, é fundamental avaliar cuidadosamente as vantagens e desvantagens antes de implementar um programa em sua loja.

Ao considerar a implementação desse tipo de programa, é essencial pesar o custo operacional em relação aos benefícios esperados. Além disso, a gestão eficaz do programa, a clareza nas recompensas oferecidas e a adaptação às expectativas dos clientes são elementos cruciais para o sucesso do programa.

Em última análise, um cartão fidelidade bem executado pode ser uma estratégia valiosa para impulsionar as vendas e fortalecer a fidelidade do cliente, mas requer um planejamento cuidadoso e contínuo acompanhamento para garantir resultados positivos a longo prazo.

Imagem: Envato