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Operação

Centros de distribuição do e-commerce impulsionam cidades

Cidades fora dos grandes centros se tornaram polos econômicos graças à grande movimentação de produtos

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Trabalhadores da Amazon; comissão francesa. Conceito de marketplace

No cenário do e-commerce, a infraestrutura logística é peça-chave para a sustentação e o crescimento das empresas. Seja na indústria ou no varejo, o armazenamento e transporte dos produtos desempenham um papel vital na eficiência operacional, especialmente nos marketplaces tradicionais, onde se tornam elementos essenciais para a prosperidade dos negócios.

Embora tenha havido uma desaceleração no crescimento do e-commerce nacional em 2022, com um aumento de apenas 1,6% em comparação aos expressivos 41% de 2020, de acordo com dados da Nielsen|Ebit, o varejo online continua a ocupar um espaço significativo no imaginário popular. Este setor ainda mantém uma forte participação da indústria, sendo os centros de distribuição peças fundamentais nesse complexo tabuleiro logístico e de vendas.

Segundo Robson Rizzotto, diretor comercial do FoccoERP, um sistema de gestão que fornece soluções para diversos segmentos da indústria, os centros de distribuição são hoje grandes agentes da satisfação do cliente, pois a partir de suas localizações geográficas a entrega é feita de maneira mais rápida, e naturalmente o consumidor se sente realizado em receber o produto no prazo e em perfeitas condições.”

Recentemente, cidades de diferentes portes se tornaram pontos estratégicos para a entrega rápida prometida pelo e-commerce, transformando-se em polos econômicos devido à intensa movimentação de produtos. Exemplos como Guarulhos, Cajamar, Jundiaí (SP) e Extrema (MG) destacam-se como sedes de centros de distribuição que impulsionam não apenas a logística, mas também a economia local.

Além do impacto econômico, esses centros desempenham um papel vital em todos os processos logísticos, desde o recebimento e armazenamento até a separação e expedição de produtos. “É a partir destes pontos estratégicos que os produtos, cada vez mais desejados pelos consumidores, ou até mesmo por empresas para o impulsionamento do negócio são entregues com maior rapidez e também respeitando todos os processos pertinentes” enfatiza o diretor comercial.

Entretanto, é crucial destacar que a operação logística traz consigo desafios significativos, especialmente em relação aos custos. O preço dos galpões, onde as mercadorias são armazenadas, tornou-se um fator crítico. Com uma maior demanda, os galpões de alto padrão apresentaram um crescimento de 41% desde 2019 no estado de São Paulo, impactando diretamente os custos logísticos das empresas.

“Em todo negócio, as empresas estão procurando prosperar e lucrar com a venda de seu produto ou serviço. Este fator não é diferente para o varejo e indústrias nacionais, que devem estar atentos aos custos operacionais, quantidade de produtos e outros fatores no balanço entre despesas e lucros”, salienta Robson.

Trabalhadores da Amazon; e-commerce

Imagem: Divulgação