Comportamento
CEO da HiPartners: De trás do balcão para fundação do 1º venture capital brasileiro
A trajetória do CEO da HiPartners, Walter Sabini Junior, que interliga empreendedorismo, tecnologia e, principalmente, pessoas
Nascido em um lar empreendedor, o fundador e atual CEO da HiPartners, Walter Sabini Junior, começou a revolucionar conceitos desde suas primeiras experiências na papelaria da família. O executivo começou a carreira ainda adolescente, como office boy, balconista, auxiliar de escritório até chegar a gerência da empresa e, galgando cada etapa da companhia familiar, quando idealizou o primeiro projeto de ERP da empresa, num momento em que ainda não se falava nisso no Brasil. Ele tinha 16 anos.
Na época, conseguiu resolver em poucos meses grandes gargalos do comércio, organizando e digitalizando planos de vendas, compras, finanças e entregas. A partir de então, ele não parou mais. Sob o olhar do pai e patrão, o pequeno departamento de tecnologia evoluiu rapidamente e despertou no então garoto, a necessidade começar o seu próprio negócio, iniciando com uma agência de criação de catálogos até evoluir e atender outras empresas que buscavam desenvolvimento de sites, quando o “www” começou a surgir no país.
Nesse cenário de rápida expansão, e na visão de criar algo com escalabilidade, o CEO da HiPartners fundou a Virid – primeira plataforma de e-mail marketing com inteligência do Brasil. A solução despontou e liderou o mercado por mais de quatro anos. A empresa foi vendida algum tempo depois, com mais de 800 clientes diretos e 3 mil indiretos, incluindo varejistas, agências publicitárias e outras diversas organizações, em uma transação global para a Serasa Experian.
O pai, inspiração e exemplo de empreendedorismo, morreu aos 52 anos e não pôde acompanhar a trajetória de sucesso do filho, mas Junior acredita que sua conexão segue determinando a jornada profissional que nasceu em um negócio de família e, quem diria, no varejo. Hoje, o CEO comanda o primeiro venture capital focado em retail techs do Brasil, cujo principal fundo está com mandato de R$ 100 milhões, já investiu em 4 empresas no último ano e pretende alocar pelo menos mais 8 em seu portfólio nos próximos três – todas empresas com soluções B2B voltadas para o setor.
Graduado em Administração e Marketing e pai de três filhos, o executivo se considera um empreendedor em série e tem a missão de alavancar empreendedores e soluções para gerar impacto no varejo brasileiro por meio de expertise e influência do board reunido, bem como dos recursos captados como venture capitalist. Ele conta que, além da ligação com o pai e com a família, percebeu que não adianta apenas investir em ideias, é preciso investir também em pessoas. “O olhar tecnológico precisa sempre estar atrelado com o humano. A tecnologia não é nada sem a equipe, e é preciso sempre olhar à frente para solucionar problemas reais do mercado”, afirma ele.
Sobre a HiPartners Capital & Work
Criada em 2012, a HiPartners Capital & Work nasceu de um projeto pessoal do empreendedor Walter Sabini Junior, responsável pela venda da Virid, plataforma de e-mail marketing adquirida em 2011 pela Serasa Experian. Hoje é o primeiro venture capital brasileiro focado em retail techs, buscando alavancar empreendedores e soluções para gerar impacto no varejo brasileiro.
Imagem: Envato