Inovação
Chipotle testa entrega de comida por drones

A Chipotle anunciou nesta quinta-feira (21) uma parceria com a Zipline, empresa líder em entregas por drones, para testar um serviço de entrega autônoma de alimentos, em um momento em que o setor de restaurantes nos Estados Unidos enfrenta retração do consumo.
A partir de hoje, alguns clientes da região metropolitana de Dallas terão a opção de utilizar o que a rede está chamando de Zipotle delivery por meio de um programa de acesso antecipado no aplicativo da Zipline. As aeronaves autônomas da empresa vão entregar pedidos diretamente nas casas dos clientes a partir de uma unidade da Chipotle em Rowlett, no Texas.
Inicialmente, um número limitado de usuários da Zipline poderá pedir todo o cardápio da Chipotle, com previsão de expansão do serviço nas semanas seguintes. Novas ampliações dependerão dos resultados do teste, informou a rede.
Os pedidos serão colocados pelos funcionários da Chipotle em um Zipping Point, dispositivo que permite que a aeronave faça a coleta de forma autônoma. Ao chegar ao destino, o drone paira a cerca de 90 metros de altura, enquanto um robô chamado Zip desce até o solo para completar a entrega.
“O mais interessante na entrega por drones é que não precisamos ter locais específicos em cada restaurante para que funcione”, disse Curt Garner, presidente e diretor de estratégia e tecnologia da Chipotle, em entrevista à CNBC. “Por causa do raio de cobertura dos drones, pode haver apenas um restaurante em determinado bairro atendendo toda a região. Isso facilita a expansão nacional, já que basta encontrar os locais certos e equipá-los com a Zipline.”
Público jovem em foco
A aposta no serviço pode atrair especialmente consumidores mais jovens, segmento já considerado essencial para o crescimento da rede.
“Acho que o consumidor jovem continua sendo uma enorme oportunidade de mercado para nós. Eles já são os maiores fãs da Chipotle”, disse Garner. “Esse público pede mais delivery do que os consumidores mais velhos e tem curiosidade em experimentar novidades. Além disso, muitos vivem em apartamentos ou moradias compartilhadas, o que torna a entrega por drones uma ótima opção.”
Contexto do negócio
Chipotle e outras redes fast casual vêm registrando queda nas vendas após resistirem à tendência de desaceleração do setor. No último trimestre, as vendas em mesmas lojas da Chipotle recuaram 4% devido à redução do fluxo de clientes.
Mesmo assim, executivos afirmaram a analistas que os resultados estão melhorando. Segundo o CEO Scott Boatwright, desde junho os clientes começaram a retornar aos restaurantes em resposta a promoções de verão e ao lançamento do molho Adobo Ranch.
Operação e expansão
A Zipline utilizará o modelo Platform 2 de suas aeronaves, projetadas para resistir à chuva, ao frio e ao calor, além de operar de forma rápida e silenciosa.
Inicialmente, o Zipotle delivery transportará pedidos de até 2,5 kg, com previsão de aumento para 3,6 kg. O custo será de US$ 2,99 mais uma taxa de serviço de 15%, limitada a US$ 6. O serviço funcionará diariamente das 12h às 20h (horário central dos EUA), com planos de estender até as 22h.
Reconhecida na lista CNBC Disruptor 50, a Zipline afirma operar em quatro continentes, realizar uma entrega no mundo a cada 60 segundos e atender mais de 5.000 hospitais e unidades de saúde. A empresa já acumula mais de 160 milhões de quilômetros comerciais percorridos de forma autônoma.
“É uma experiência de produto melhor. É melhor para o meio ambiente, mais barato e, principalmente, aumenta o acesso”, disse o CEO da Zipline, Keller Rinaudo Cliffton, à CNBC.
A Zipline informou ainda que pretende expandir suas entregas de comida por drones e que trabalha em parceria com a Sweetgreen para definir os locais e o momento de um futuro lançamento.
Imagem: Divulgação
Informações: Kate Rogers para CNBC
Tradução livre: Central do Varejo