Economia
Chocolates estão cerca de 10% mais caros nesta Páscoa
Na Páscoa de 2025, comprar chocolate está custando mais caro. Esse aumento dos preços provém principalmente da disparada do cacau, que teve alta de 190% em dois anos. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas, a CDL Santos Praia, os preços dos chocolates na região devem ser cerca de 10% maiores.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), este ano serão produzidos cerca de 45 milhões de unidades de ovos de páscoa, uma queda de 22,4% na comparação com 2024, quando a fabricação foi de 58 milhões. Além disso, o tamanho dos ovos está menor, apesar do preço ter subido.
“Com a disparada não só do cacau, mas de outros insumos, os ovos estão mais caros e é possível que neste ano as pessoas comprem menos ou prefiram caixas de bombom, pra não passar em branco”, diz o presidente da CDL Santos Praia, Nicolau Miguel Obeidi.
Para quem tenta fugir dos preços altos comprando de pequenos produtores locais, a estratégia poderá ser um pouco comprometida. Mesmo os produtores artesanais são afetados diante do aumento do preço dos insumos.
Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no acumulado de 12 meses até janeiro, o preço do chocolate em barra e do bombom subiu 16,53%, enquanto o chocolate em pó teve alta de 12,49%.
Para driblar os preços dentro do possível, Obeidi diz que o segredo é pesquisar. Ver ofertas em lojas menores, empórios, hortifrutis, mercados, acompanhar também descontos na compra de mais produtos. “Para quem não tem pressa, deixar para depois da Páscoa pode garantir descontos de mais de 50% em alguns casos”, aconselha o presidente da CDL Santos Praia.
Imagem: Freepik