Operação
Coca-Cola anuncia Henrique Braun, executivo brasileiro, como novo CEO a partir de 2026
A Coca-Cola Company informou na quarta-feira (10) que Henrique Braun, atual Chief Operating Officer (COO) e vice-presidente executivo, foi escolhido para suceder James Quincey como chief executive officer (CEO) da companhia em 31 de março de 2026. Quincey, que lidera a empresa desde 2017, passará a ocupar o cargo de presidente executivo do conselho de administração.
Henrique Braun, de 57 anos, é cidadão brasileiro e também possui cidadania americana. Ele ingressou na Coca-Cola em 1996 e ocupou diversas posições de liderança dentro da empresa em diferentes regiões, incluindo Brasil, América Latina, China e Coreia do Sul, e funções corporativas como cadeia de suprimentos, desenvolvimento de novos negócios, marketing, inovação e operações de engarrafamento.
Braun ocupa o cargo de COO desde janeiro de 2025 e será indicado ao conselho de diretores da Coca-Cola na reunião anual de acionistas de 2026. A empresa afirmou em comunicado que seu foco como próximo CEO incluirá “identificar novas oportunidades de crescimento em todo o mundo, atender melhor às necessidades dos consumidores e melhorar a tecnologia da companhia”.
Quincey, de 60 anos, liderou a Coca-Cola durante a refranquiação do sistema de engarrafamento da empresa, a resposta estratégica à pandemia de Covid-19 e a ampliação do portfólio para além de refrigerantes tradicionais, com foco em bebidas de baixo ou nenhum teor de açúcar, além de outras categorias.
A transição ocorre em um contexto de lenta demanda por refrigerantes tradicionais em alguns mercados, apesar de segmentos como produtos premium e sem açúcar apresentarem desempenho mais sólido. Braun tem atuado em cargos globais ao longo de sua carreira na Coca-Cola, inclusive como presidente das unidades da América Latina e do Brasil, antes de assumir funções regionais e internacionais.
Em comunicado divulgado pela companhia, Braun declarou: “Será uma honra assumir este novo cargo e tenho enorme apreço por tudo o que James fez para liderar a empresa”. Ele acrescentou que “meu foco será dar continuidade ao impulso que construímos com nosso sistema. Trabalharemos para desbloquear o crescimento futuro em parceria com nossos engarrafadores”.
A nomeação de Braun marca a primeira vez em que um executivo nascido e criado no Brasil chega ao comando global da Coca-Cola, empresa fundada em 1892 e presente em mais de 200 países.
Leia também: CEO do Walmart, Doug McMillon, deixará o cargo em janeiro
Imagem: Divulgação/Coca-Cola
Informações: Amelia Lucas para CNBC
Tradução livre: Central do Varejo
