Colunistas
Com a chegada da IA, onde vou captar clientes agora?
Vocês têm observado como vem encarecendo o tráfego pago no Google, Meta e afins ? E que está cada dia mais difícil captar clientes através de tráfego pago ? O que será que está ocorrendo no mercado e qual a velocidade dessa mudança, se dará em anos ou meses , onde o cliente irá buscar informações no futuro ( ou amanhã ) ?
As empresas já algum tempo vem se acostumando a fazer investimento em Tráfego pago. Plataformas como Google Ads e Meta Ads ( Instagram e Facebook ) são os mais comuns, e creio que a maioria das empresas que busca novos clientes ou quer se manter vivo na memória dos clientes atuais, faz investimento em tráfego pago. Existem “Ads” de diversas outras empresas e formas de divulgar e captar, mas de fato as 2 citadas concentram a maioria dos investimentos.
Já era um grande desafio identificar os melhores canais, criativos, estratégias e formas de se comunicar com seu prospect e futuro cliente, mas estava mais ou menos claro que uma parte importante da verba seria alocada no Google e no Meta.
Até que, chega o tema “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL” como uma avalanche, e em menos de 1 ano, entra no mundo corporativo e na vida de muita gente, inclusive do cliente que está buscando informações no mundo digital. Daí o jogo está mudando…e absurdamente rápido.
Vamos a alguns dados :
Aqui está o gráfico mostrando a estimativa dos principais canais onde os brasileiros buscam informações sobre empresas e conteúdos na internet.

Os dados mais atualizados sobre Brasil, ainda mostram Google, Portais, Redes sociais e Youtube como os principais meios de pesquisa e busca de conteúdo. Se fosse levar esses dados em conta, então para tráfego pago, para Expansão de Franquias ( por exemplo ) , investiríamos em Google, Portais especializados, Redes sociais e Youtube.
Porém, você já parou para mensurar o quanto as ferramentas de IA, como ChatGPT, Gemini, DeepSeek e tantas outras, estão interferindo e desviando essas buscas ?
Reflita sobre isso, volte no tempo, em janeiro de 2025, e veja quantas vezes vocês clicavam no Google para buscar alguma informação ou conteúdo, ou entrava em alguma rede social para buscar algo relacionado. Você certamente não se lembrará exatamente desse número, mas saberá que fazia pesquisas constantes nesses canais.
E agora, compare com essa semana, ou com esse mês ( agosto 2025 ). Quantas vezes você deixou de buscar no Google ou Redes sociais, para fazer a mesma busca, mas pelo ChatGPT , ou pelas inúmeras outras ferramentas de IA que estão “pipocando” no mercado.
Não fique surpreso , se você chegar à conclusão que para pesquisas e buscas de conteúdo, essa divisão pode estar 50% / 50% . Ou seja, a IA já pode estar concentrando 50% das suas buscas, que antes eram feitas exclusivamente no Google ou em Redes sociais.
Mesmo que proporção seja 90%-10% , ou 80%-20%, ou 70%-30% , o fato é que tem um novo player interferindo nisso, não tem ADS ( ainda ) , ou seja, você ainda não sabe como controlar ou interferir em seus algoritmos, e está totalmente refém de como a IA irá interpretar sua empresa ou produtos, e que tipo de informação ela irá entregar a seu cliente, antes desse decidir se quer ou não fazer negócio com você.
Como não temos essa pesquisa ainda no Brasil, vamos ver uma pesquisa do exterior :

Aqui já aparece o ChatGPT , que é apenas 1 das diversas plataformas de IA no mercado, se mostrando quase tão relevante quanto o TikTok, Yahoo e metade do Facebook. E, estamos falando de MARÇO 2025, ou seja, se tratando de IA, esses dados já estão nos tempos das cavernas. Esse número já cresceu , e muito.
Daí eu me pergunto, amigos, seu time de Marketing está atento a essa mudança ? Sua agencia de tráfego ao invés de proteger o seu “quintal” do tráfego pago, já estudou como reduzir o impacto disso ou diversificar os investimentos em Ads e portais de conteúdo. Ou, já mergulhamos em cursos e eventos, ou nos juntamos a empresas que entendem de fato de IA, para ver como podemos influenciar nas pesquisas dentro das plataformas de IA ?
Outra dúvida que nos surge : vão implantar ADS pagos dentro das plataformas de IA ? Ou já estão fazendo isso , de alguma forma ?
Pois é, amigos, não sei vocês , mas esse tema vem me preocupando, mas da mesma forma que preocupa, já nos tirou aqui da zona de conforto para buscar soluções, pois afinal, esse é nosso trabalho, resolver problemas diariamente, estamos aqui para isso, ou mitigar problemas, mesmo assim, estamos aqui para tratar e superar esses desafios.
Por aqui, já tomamos a decisão de diversificar nossos investimentos. Estamos olhando ainda mais para Youtube com mais profundidade, blogs, portais de conteúdo e podcast ( por exemplo, Spotify Ads ) , ou seja, precisaremos “sair da caixa” mais uma vez, e identificar para onde está indo à audiência de busca, para estar lá na hora que buscarem por você ou pelo seu produto.
E onde isso vai parar ? Qual a velocidade dessa mudança ? O quanto o Google continuará relevante para buscas ?
Essas respostas ainda não temos, mas se não nos mexermos, ficaremos para trás, e a mudança não é para daqui 1 ano, basta olhar os gráficos acima. A mudança é para hoje.
Algumas dicas :
- Mergulhe na análise da sua estratégia
- Olhe KPI´s em gráficos e estatísticas ( não se contente com informações genéricas )
- Acompanhe a evolução da IA e suas dimensões
- Estimule sua equipe a usar IA capacitando e motivando nesse sentido
- Reveja sua verba de investimentos
- Teste novas plataformas
- Invista em conteúdo relevante ( é lá que a IA vai buscar informação para compartilhar )
- Participe de fóruns , eventos, cursos e discussões sobre o efeito da IA , tráfego e buscas
Espero ter ajudado , ligando esse alerta ( se é que já não estava ligado ). Desenhe seu PDCA com esse tema, e foco na disciplina de execução.
Imagens: ChatGPT/Ivan Ferreira
*Ivan Ferreira é COO da Holding de franquias Japp, de João Appolinário, com as marcas de franquias Decor Colors, Polishop, Mega Studio, Wise Home e outras. É consultor de franquias e varejo com MBA de franquias da FIA/ABF, além de especialista em análise de franqueabilidade e canais, formatação e gestão. Master Franqueado de uma rede de açaí, também já contribuiu com os Comitês de BI, Moda, Food Service e Expansão da ABF.

