Connect with us

E-commerce

Comércio brasileiro deve faturar R$ 5,1 bilhões na Black Friday, segundo pesquisa

Resultado reflete melhora recente da economia, baixa da inflação e confiança do consumidor

Published

on

De acordo com um levantamento realizado por especialistas da Precifica, referência em soluções de pricing e monitoramento de mercado, nesta Black Friday, o comércio brasileiro deve alcançar um faturamento de R$ 5,1 bilhões. Os números são expressivos como os do ano de 2021, quando houve crescimento recorde atingindo R$ 5,8 bilhões. A projeção faz parte de uma pesquisa inédita, que avaliou os últimos dez anos de vendas no país. 

Compradores nunca estiveram tão confiantes na Black Friday: destaque para as mulheres  

O levantamento identificou que as pessoas estão mais confiantes em 2023 do que nos últimos dez anos. No recorte por gênero, na série histórica, mulheres têm tido mais confiança do que os homens. Já no quesito idades, a confiança é maior entre consumidores de até 35 anos. Em comparação com a última edição da Black Friday, em 2022, essa foi a faixa etária que mais consumiu, somando 74% de todas as vendas. 

Segundo o CEO da Precifica, Ricardo Ramos, foi crucial avaliar o comportamento de consumo na Black Friday no período de dez anos para fazer projeções com mais respaldo. Ricardo também reforça que 2023 foi um ano com mais oportunidades, o que reflete no consumo. “Quando comparamos o IPCA trimestre a trimestre, pudemos observar reduções consideráveis neste ano. Significa, então, que existe espaço na renda das pessoas para gastar um pouco mais no finalzinho do ano”, destaca.  

Entretanto, a Precifica alerta que devido à persistência da inflação nos preços de consumo essencial, gastos com saúde, cuidados pessoais, educação e habitação têm pesado mais no bolso dos consumidores. Dado que pode dificultar a intenção de compra durante o evento, causando uma provável diminuição no ticket médio.

Imagem: Envato