Economia
Comércio e serviços geram 35 mil empregos em SP no mês de abril
Levantamento foi feito pela FecomercioSP, com dados do Caged, e aponta que varejo paulista criou 4,7 mil vagas
No mês de abril, o estado de São Paulo registrou a geração de mais de 35 mil empregos com carteira assinada nos setores de comércio e serviços. A informação foi divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados do Caged, que registra as admissões e demissões no mercado de trabalho formal.
O saldo positivo é resultado da abertura de 7,4 mil postos no comércio, que teve seu melhor desempenho do ano, e de 27,7 mil vagas no setor de serviços no estado. Especificamente no varejo, foram criadas 4,7 mil vagas durante o mês, superando o período de dispensas de trabalhadores contratados para as festas de fim de ano.
No setor de serviços, o número de empregos gerados em abril se aproximou dos 29 mil registrados no mesmo mês do ano anterior, o que estava dentro das expectativas. No entanto, no acumulado do ano até abril, o comércio paulista ainda apresentou a eliminação de 8,2 mil empregos formais, enquanto os serviços geraram 118,5 mil nesse mesmo período.
A previsão é de que o mês de maio também apresente um saldo positivo, devido às contratações para as vendas do Dia das Mães e a proximidade do Dia dos Namorados, em 12 de junho. A FecomercioSP destaca que o comércio de produtos essenciais tende a apresentar números melhores, pois é menos afetado pelo contexto de crédito mais caro e seletivo.
Imagem: Freepik