NRA Chicago 2025
Como a tecnologia está acelerando contratações e aumentando a retenção em restaurantes

Entre 2025 e 2035, o setor de restaurantes e serviços de alimentação deverá adicionar 150 mil novos empregos por ano, elevando o total de profissionais no setor para 17,4 milhões de pessoas. Seja um operador independente contratando algumas dezenas de pessoas por ano ou uma grande marca nacional recrutando milhares, o processo de recrutamento e contratações de funcionários é trabalhoso e demanda tempo.
O novo relatório Workforce Technology Research Insights, da National Restaurant Association, mostra como a tecnologia está transformando o recrutamento no setor, ajudando operadores a otimizar contratações e retenção, ao mesmo tempo em que libera os gestores para desenvolver equipes, melhorar as operações e garantir uma excelente experiência ao cliente.
“Mais de 80% dos operadores de restaurantes afirmam que a tecnologia lhes oferece uma vantagem competitiva – e isso já é visível no processo de contratação”, disse Dr. Chad Moutray, vice-presidente de Pesquisa e Conhecimento da National Restaurant Association. “Ao integrar ferramentas de automação e inteligência artificial, os restaurantes estão reduzindo o tempo de contratação, melhorando o engajamento dos colaboradores e promovendo uma cultura organizacional voltada para a retenção a longo prazo.”
Como os operadores estão modernizando e acelerando as contratações
Soluções tecnológicas baseadas em inteligência artificial estão revolucionando o processo de contratação, tornando o recrutamento mais rápido, inteligente e econômico. Sistemas de rastreamento de candidatos (ATS), chatbots e ferramentas de agendamento automatizado ajudam a gerenciar grandes volumes de candidaturas, reduzir o tempo de contratação e conectar os empregadores aos melhores talentos de forma mais eficiente.
Aplicações adaptadas para celular, opção de candidatura via SMS e integração com QR Codes também tornam o processo mais acessível e prático para os candidatos. Ao simplificar esse processo, a tecnologia não só economiza tempo e dinheiro para os operadores, mas também melhora a experiência do candidato.
Na verdade, a velocidade na contratação tornou-se um diferencial competitivo importante. Para avançar ainda mais nesse sentido, 37% dos operadores de restaurantes planejam adotar sistemas automatizados de gestão de pessoal e recrutamento.
Importância da experiência na contratação e retenção
Embora contratar tenha se tornado mais fácil, reter colaboradores ainda é um desafio, especialmente em cargos de gerência e nas áreas de cozinha. O relatório State of the Restaurant Industry 2025 revelou que 54% dos operadores têm dificuldade em preencher essas posições, o que reforça a importância do planejamento de força de trabalho para garantir estabilidade no longo prazo.
Para melhorar a retenção, os operadores estão investindo em tecnologias que oferecem programas estruturados de integração, desenvolvimento de liderança e ferramentas de feedback em tempo real. Os 30 a 90 primeiros dias são cruciais para a retenção, e o investimento em mentoria, treinamentos e ferramentas digitais de engajamento tem fortalecido o compromisso dos colaboradores com a empresa.
Ao tornar a contratação mais eficiente e melhorar a integração dos novos funcionários, a tecnologia permite que os gestores foquem nas prioridades operacionais. Ao mesmo tempo, as ferramentas digitais ajudam os colaboradores a se sentirem mais engajados e apoiados, seja por meio de caminhos de carreira mais claros, programas de mentoria ou feedbacks contínuos.
“A tecnologia está desempenhando um papel fundamental na transformação das práticas de gestão, beneficiando tanto os operadores quanto os colaboradores”, afirmou Moutray. “No fim do dia, é essencial que os gerentes possam dedicar mais tempo à operação de seus restaurantes — e a automação crescente permite exatamente isso.”
Moutray acrescenta: “Isso está levando um número cada vez maior de operadores a investir em automação (37%) e em soluções baseadas em IA (28%), reconhecendo que uma equipe bem apoiada resulta em maior eficiência, equipes mais fortes e sucesso sustentável nos negócios.”
Essa e outras notícias ligadas ao setor de foodservice, você confere na Central do Varejo, que estará na NRA, o evento mais influente do setor de foodservice no hemisfério ocidental.
Imagem: Envato
Informações: Divulgação / NRA