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Como eventos presenciais se integram às estratégias de varejo omnicanal

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Frequentemente subestimados, mas cada vez mais eficazes, eventos presenciais em lojas são uma opção poderosa para engajar consumidores e unir experiências físicas e digitais. Aqui estão três razões principais pelas quais eles funcionam tão bem:

1. Experiências no varejo funcionam o ano todo

Seja para impulsionar vendas em uma temporada específica ou atrair público para um evento pontual, é possível planejar um calendário de iniciativas adaptadas às suas metas. Você pode realizar uma série contínua de eventos, intercalados com ocasiões especiais para atrair consumidores em períodos críticos de vendas.

A Apple é um ótimo exemplo. A marca oferece uma agenda contínua de workshops para crianças, artistas iniciantes e entusiastas de programação, além de eventos sazonais como a Black Friday, com promoções e descontos futuros em compras.

Nesses casos, eventos presenciais podem estar diretamente conectados às vendas online, proporcionando uma experiência envolvente que vai além dos simples descontos. A Apple, por exemplo, criou uma comunidade em loja para seu público-alvo apaixonado por tecnologia, que frequentemente realiza suas compras em canais digitais.

2. Destaque sua marca e reflita os valores dos consumidores

O verdadeiro domínio do omnichannel envolve o compartilhamento de dados dos clientes entre os pontos de contato online e offline. As informações obtidas sobre valores, atitudes, comportamentos e desejos dos consumidores por meio de interações digitais podem ser cruciais no planejamento de eventos presenciais.

Coletar dados perguntando o que os consumidores gostariam de experimentar em sua loja física pode inspirar um programa atrativo que desvie a atenção do público do seu site para o ponto de venda. Isso oferece uma excelente oportunidade para dar vida ao seu espaço de varejo, consolidar o interesse do consumidor e convertê-lo em vendas.

Muitos varejistas já lideram essa abordagem. A Gymshark, por exemplo, oferece aulas de ginástica, um clube de corrida e personal training em sua loja conceito em Londres. Já a Hamleys substitui o conteúdo do site por diversão na loja, com encontros com personagens, shows de mágica e outras atrações.

3. Mantenha a experiência viva após o evento

Enviar conteúdo relacionado ao evento após sua realização é uma maneira eficaz de integrar as estratégias de marketing online e offline. Aproveite cada oportunidade para incentivar os participantes a compartilharem informações pessoais e oferecer a promessa de promoções futuras.

Por exemplo, o valor agregado pode ser um simples e-mail enviado dias após o evento, destacando uma oferta exclusiva para um produto ou serviço pelo qual o consumidor demonstrou interesse, mas não comprou no dia.

Abordagens mais complexas e envolventes incluem direcionar os participantes para conteúdos online, como vídeos explicativos ou demonstrações em realidade virtual, adicionando profundidade à experiência presencial.

Se você ainda não incorporou eventos em loja à sua estratégia de marketing, ou sente que sua abordagem atual precisa de renovação, aqui vai um dado motivador: segundo o Event Marketing Institute, dos EUA, 87% dos consumidores afirmam ter feito uma compra após participar de um evento em loja.

Na era do e-commerce, eventos presenciais podem criar uma impressão positiva duradoura, engajando e inspirando os consumidores. Assim, eles estarão mais propensos a concluir suas compras, seja no caixa da loja ou no clique final online, completando a jornada integrada que tanto buscam.

Imagem: Envato
Informações: Jennifer Davidson para Retail TouchPoints
Tradução livre: Central do Varejo 

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