Economia
Como o live action de Barbie tem gerado lucro para empresas
Relatório da XP Investimentos comprovou que eventos do entretenimento de grande porte podem movimentar a economia
Finalmente, os tão aguardados filmes “Barbie” e “Oppenheimer” chegaram às telonas do Brasil, gerando grande expectativa em todo o mundo. Estima-se que apenas na primeira semana de exibição, as bilheterias dos filmes combinados devem render mais de US$200 milhões, de acordo com os cálculos da BoxOffice Pro.
Contudo, o impacto econômico do fenômeno “Barbieheimer” não se limita apenas ao universo do entretenimento. Diversos setores têm a oportunidade de lucrar com a febre gerada pelas produções. A fabricante da Barbie, a Mattel, já está colhendo os benefícios do sucesso dos filmes, com suas ações apresentando uma valorização de 16,05% nos 30 dias anteriores ao lançamento. Um relatório da XP Investimentos, assinado por Danniela Eiger, Iago Garcia e Ygor Altero, enfatiza que grandes eventos do entretenimento costumam impulsionar a economia de regiões e setores específicos.
No Brasil, os setores de varejo e shoppings estão entre os mais favorecidos pelo lançamento dos filmes. A cobertura de varejo da XP Investimentos destaca o maior impacto gerado pelo filme da Barbie e ressalta que lojas de departamento, como Renner, C&A e Riachuelo, têm se beneficiado ao utilizar estratégias de comunicação em seus sites, reforçando a tendência “Barbiecore” e lançando produtos ou coleções vinculadas à marca Barbie.
Além disso, o setor de restaurantes também busca aproveitar a onda de popularidade dos filmes, com o Burger King despontando ao oferecer decorações temáticas e o lançamento de um combo em parceria com o filme. No entanto, os analistas observam que é difícil estimar o impacto específico dessas vendas, uma vez que ainda representam uma pequena parcela do todo.
De maneira geral, os analistas da XP Investimentos acreditam que as varejistas serão beneficiadas com o aumento do fluxo em suas lojas, impulsionado pelo entusiasmo dos fãs dos filmes “Barbie” e “Oppenheimer”. O fenômeno “Barbieheimer” promete não apenas entreter, mas também trazer benefícios econômicos a diferentes setores, impulsionando a economia e o mercado de forma significativa.
Imagem: Freepik