Marketing

Como os influenciadores influenciam as decisões de compra dos consumidores

Published

on

influenciadores

Mais de um quarto dos consumidores e a maioria da Geração Z compraram um presente com base nas recomendações de influenciadores, segundo uma pesquisa da Mavely com 1.000 consumidores nos EUA, divulgada na quinta-feira.

As gerações mais jovens são as mais influenciadas pelos influenciadores, com quase 3 em cada 5 consumidores da Geração Z afirmando que confiam nas recomendações de influenciadores locais ou micro-influenciadores.

“Os dados mostram que, na verdade, todos os consumidores estão aumentando sua confiança nos influenciadores. A Geração Z está apenas fazendo isso na taxa mais alta”, disse Evan Wray, CEO da Mavely. “O grande motivo, do ponto de vista da Geração Z, é que eles são nativos digitais. É a primeira geração que realmente cresceu com as redes sociais e, como resultado, os hábitos de buscar no Google não são tão naturais quanto o que eles cresceram fazendo — buscando no TikTok, no Facebook.”

Leia também: Marketing de influência: entenda a sua relevância

Os consumidores recorrem a fontes confiáveis ao tomar decisões de compra, seja com familiares e amigos, avaliações de clientes ou influenciadores.

Os influenciadores, especialmente aqueles que criam comunidades online em torno de interesses específicos, estão se tornando uma fonte cada vez mais relevante.

“Observando os micro e nano-influenciadores, eles são extremamente especializados”, disse Wray. “Então, eles são muito bons em determinados tópicos ou tendências e acabam se tornando uma fonte confiável, especificamente para o público da Geração Z.”

Wray deu o exemplo de uma professora que se tornou influenciadora. Devido à sua experiência como educadora, sua dedicação aos seguidores e sua recusa em promover marcas ou produtos que ela não considera bons, suas sugestões de produtos para a sala de aula são consideradas confiáveis.

“Por serem mais relacionáveis, por serem mais confiáveis, eles podem, na verdade, gerar taxas de conversão e de engajamento mais altas”, explicou Wray.

Embora a confiança dos consumidores nos influenciadores esteja crescendo, a pesquisa mostrou que as fontes mais confiáveis ainda são amigos ou familiares e as avaliações de clientes em sites de varejistas. Avaliações e recomendações de familiares e amigos também são os maiores motivadores para presentes de fim de ano.

Mas, para Wray, mais influenciadores estão sendo tratados como uma extensão online da categoria de amigos e familiares.

“O que está acontecendo para todas as gerações, mas especificamente para a Geração Z, é que esses influenciadores de nicho podem ser vistos como amigos, porque as pessoas estão interagindo com eles, como se estivessem respondendo suas mensagens diretas”, disse Wray.

Imagem: Envato
Informações: Kristen Doerer para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *