Operação
Como os varejistas estão equilibrando satisfação dos funcionários e lucratividade
A satisfação dos funcionários desempenha um papel central nas operações de loja. Funcionários felizes e engajados criam ambientes de trabalho mais produtivos e lucrativos. No entanto, uma pesquisa revelou que quase metade dos trabalhadores da linha de frente estão insatisfeitos com seus empregos devido a salários baixos, horários inflexíveis, liderança ineficaz e falta de oportunidades de crescimento.
Os varejistas enfrentam o desafio de lidar com essas questões enquanto navegam por outras dificuldades, como o aumento das taxas de furtos e a crescente demanda dos clientes por experiências de compra mais integradas e transparentes. Como resultado, os 74% dos varejistas que viram seus orçamentos operacionais aumentarem entre 2023 e 2024 precisam decidir como alocar esses recursos para uma ampla gama de necessidades, incluindo novas tecnologias de loja, soluções de gestão de inventário e iniciativas de treinamento e engajamento de funcionários.
Os resultados da pesquisa anual de Operações de Loja do Retail TouchPoints reafirmam o constante dilema enfrentado pelos varejistas: oferecer um serviço de alta qualidade e, ao mesmo tempo, aumentar a lucratividade mantendo os custos baixos. Este desafio ocorre enquanto os varejistas buscam aumentar as receitas das lojas e manter a satisfação dos clientes — duas prioridades que colocam pressão adicional sobre os funcionários.
Desafios de retenção de funcionários persistem
Apesar de os entrevistados da pesquisa relatarem maiores investimentos em iniciativas específicas para funcionários, como contratação, retenção e escalas de trabalho, os varejistas ainda enfrentam dificuldades para encontrar e reter os melhores trabalhadores. Cerca de 39% dos entrevistados disseram que a taxa de rotatividade de funcionários aumentou ligeiramente ou significativamente nos últimos 18 meses, enquanto o mesmo percentual relatou que ela permaneceu estável.
Os dados mostram que 21% dos varejistas possuem uma taxa de rotatividade inferior a 20% para funcionários de loja em níveis não-gerenciais. Quase metade (46%) afirmou que a rotatividade varia entre 21% e 50%. Embora esses números sejam inferiores à média do setor (60%), a rotatividade ainda impacta significativamente os resultados financeiros, pois treinar novos contratados e desenvolver iniciativas para mantê-los engajados exige tempo e dinheiro.
Diversidade é essencial para iniciativas de engajamento
Para enfrentar o desafio da retenção, os varejistas estão investindo em ferramentas de treinamento e engajamento, como sessões baseadas em vídeo e experiências com realidade virtual (VR) e aumentada (AR). Apesar das novas tecnologias, os varejistas buscam equilibrar iniciativas virtuais e presenciais.
Oferecer diferentes oportunidades de interação entre funcionários, gerência e liderança corporativa é essencial para alinhar todos com a missão e visão da empresa. A diversidade nos formatos educacionais também garante que os funcionários possam se sentir engajados e empoderados em qualquer lugar e momento.
Tráfego aumenta e escalas otimizadas se tornam prioridade
Os funcionários representam um dos maiores custos para lojas físicas. Diante de um ambiente econômico desafiador, os varejistas estão priorizando a otimização de escalas. Em 2023, 35% se preocupavam com essa questão; em 2024, o número subiu para 43%. A preocupação com o alinhamento entre demanda e quantidade de funcionários também cresceu, de 32% em 2023 para 39% em 2024.
Pesquisas da Emarketer mostram que o tráfego de clientes em lojas físicas e restaurantes nos EUA está aumentando, tendência que deve continuar até a temporada de compras de fim de ano. Com o varejo físico representando cerca de 84% das vendas neste ano, é crucial que os varejistas garantam o número ideal de funcionários engajados e bem preparados para atender aos consumidores.
Outras prioridades incluem reduzir furtos (34%), diminuir a rotatividade de funcionários (34%) e medir o desempenho dos colaboradores (32%).
Imagem: Envato
Informações: Alicia Esposito para Retail TouchPoints
Tradução livre: Central do Varejo