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Marketing

Como saber quando contratar uma assessoria de imprensa?

A assessoria de imprensa é capaz de ajudar na divulgação do seu negócio e na imagem da empresa através de contatos com veículos de comunicação

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Jornalista segurando microfone para fala de entrevistado. Close nas mãos. Imprensa

Uma das formas de destacar a sua empresa, gerando credibilidade e visibilidade é contar com o trabalho de uma assessoria de imprensa. Porém, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre o que é uma assessoria de imprensa, qual a sua diferença para um time de marketing ou publicidade, e quando procurar. Nesse artigo, você pode entender todos os detalhes. Acompanhe:

Fortalecendo sua marca no mercado

Diferente da publicidade, o papel da assessoria de imprensa é fazer com que seu negócio seja visto de forma espontânea, ou seja, por tráfego orgânico, e não pago. Dessa forma, você não precisará pagar para um jornal ou veículo de comunicação publicar sobre seu negócio, o que gera ainda mais credibilidade à empresa.

Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação, explica que um dos trabalhos da assessoria é a criação de press releases, comunicados para a imprensa e sugestões de pautas. “São assuntos ligados ao negócio desse cliente. Hoje tudo pode ser transformado em notícia, mas para chamar a “atenção” do jornalista para que ele publique, é necessário que essa notícia seja interessante, como novidades, movimentações e projetos interessantes, caso contrário, será descartada como tantas outras. Afinal, o jornalista recebe diariamente centenas de materiais”, diz.

A diretora pontua sobre a importância de também contar com um planejamento, que pode ser mensal ou semestral. Ele será a partida para criar estratégias assertivas que possibilitem analisar onde há oportunidade de destaque para sua marca, inclusive, cabe ao assessor avaliar os veículos que costumam abordar sobre o nicho desse cliente.

Quando eu devo contratar uma assessoria?

Uma das maiores dúvidas hoje dos empresários é se há um momento certo para contratar uma assessoria de imprensa. Renata afirma que sim. “Por exemplo, se a empresa acabou de ser lançada no mercado, ela precisa estar 100% funcionando para começar a estratégia de comunicação. No caso das franquias, mesmo que ainda não tenha nenhum franqueado, a equipe de expansão deve estar bem alinhada, o modelo de negócio estruturado, COF, apresentação, material de divulgação como imagens… enfim, tudo tem que estar pronto para que a assessoria entre e auxilie na divulgação dessa marca em busca de franqueados, bem como a tornar conhecida no mercado”, enfatiza a diretora de comunicação.

Nem todo negócio tem perfil para assessoria de imprensa

Se você não tem tempo para atender às solicitações da imprensa e da própria assessoria, não tem tempo de querer comunicar o seu negócio com os jornalistas, a assessoria de imprensa não é para você. Por exemplo, ao aceitar as pautas, os jornalistas podem solicitar entrevistas, e é necessário estar disponível para isso, caso contrário, o retorno não acontece.

“A assessoria de imprensa não faz ‘milagre’ para divulgação e imagem de pessoas e empresas. Não basta querer sair na mídia a todo custo ou naquele tão sonhado veículo. É preciso que o cliente entenda que nem todos realmente têm perfil para a assessoria, pois requer estratégia, tempo e empenho também do próprio cliente”, observa Renata.

Engana-se quem pensa que o trabalho de assessoria de imprensa é apenas para grandes empresas. As PMEs também devem contar com esse trabalho, já que o planejamento de comunicação é responsável por direcionar ações; definir os veículos de mídia, além de criar estratégias de abordagem para cada editoria.

Imagem: Envato