Connect with us

Economia

Compra da Kopenhagen pela Nestlé é aprovada pelo Cade

Aquisição foi feita em setembro de 2023 por valor especulado em R$ 4,5 bi

Published

on

Fachada de escritório da Nestlé

Foi aprovada pela Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) na última sexta-feira (9) a aquisição do Grupo CRM, dono das marcas Kopenhagen, Kop Koffee e Brasil Cacau, pela Nestlé.

Anunciada em setembro de 2023, a transação, discutida ao longo de cinco meses, estava sujeita à aprovação da entidade. Embora o valor não tenha sido oficialmente divulgado, especula-se que seja de R$ 4,5 bilhões.

No parecer, o Cade declarou que “há elementos suficientes para afastar a possibilidade de exercício de poder de mercado pela Nestlé”. A multinacional comprometeu-se a não adquirir outro ativo, representando mais de 5% do mercado nacional de chocolates, nos próximos cinco anos.

O órgão interpretou que nem a Nestlé nem o Grupo CRM teriam incentivos para fechar mercados verticalmente relacionados, não levantando preocupações concorrenciais. A decisão pode ser revista nos próximos 15 dias, sendo definitiva após este período.

A Nestlé está confiante no encerramento do processo e afirma que a operação está apta para ser aprovada sem restrições. Renata Moraes Vichi permanece à frente das marcas do Grupo CRM e confirmou a intenção de abrir mais duas mil lojas até 2026.

No ano anterior, a Kopenhagen expandiu sua presença em 23,8%, tornando-se a 25ª maior rede de franquias no país, com 672 operações. A Brasil Cacau também registrou crescimento, com 4,50%, contando com 418 lojas. Para 2024, está prevista a abertura de mais 220 unidades.

Fachada de escritório da Nestlé

Imagem: Shutterstock