Operação
Comunicação com o cliente clara e objetiva ajuda a ampliar as de vendas de final de ano
A reta final do ano movimenta os consumidores em busca de praticidade, presentes e conveniências e a comunicação com o cliente que o empreendedor adota, pode definir como esse público percebe o valor, organiza as prioridades e decide onde comprar.
O especialista em comunicação intencional Cristian Magalhães explica que a mensagem bem construída guia o cliente como um mapa que aponta o caminho da solução. “A orientação direta no atendimento, nas redes sociais e no ponto de venda cria uma experiência contínua que sustenta o aumento das vendas e torna a marca mais reconhecida em um ambiente bastante competitivo”, explica.
Segundo o especialista, a clareza das informações evita perda de tempo em um calendário marcado por pressa e decisões rápidas. Posts com comunicação assertiva que informam horários estendidos, prazos de entrega e disponibilidade imediata reduzem dúvidas e mantêm o consumidor seguro para finalizar a compra. “O cliente compra quando entende de forma rápida o que está disponível, quanto custa e como pode receber”, afirma.
Ainda de acordo com Magalhães, a comunicação com o cliente intencional transforma o fim de ano em uma oportunidade de crescimento ao organizar informações, reduzir ruídos e melhorar a experiência do consumidor. “O empreendedor que oferece mensagens diretas, acessíveis e consistentes cria um ambiente favorável para compras rápidas e recorrentes, posicionando a marca de forma sólida em um momento decisivo do varejo”, pontua.
Ele destaca que uma lista de transmissão no WhatsApp para consumidores recorrentes cria proximidade e acelera o fluxo das vendas, desde que o envio seja relevante e não invasivo. Já a resposta imediata para dúvidas enviadas pelas redes sociais funciona como uma vitrine aberta a qualquer hora do dia, eliminando barreiras entre interesse e decisão.
“A estratégia ganha força quando o empreendedor direciona as mensagens para diferentes perfis de clientes, por isso, adaptar o tom da comunicação, amplia o alcance, facilita a identificação do cliente e aumenta a chance de conversão. Então se a pessoa trabalha com um tipo de produto destinado a um público jovem, por exemplo, trazer memes ou trends para a comunicação facilita a identificação imediata, enquanto um público mais maduro responde melhor a explicações diretas e exemplos práticos que esclarecem o uso do produto e reforçam a confiança no atendimento”, reforça o preparador de comunicação de grandes empresas e personalidades.
A conexão com a comunidade local também intensifica a movimentação no período. Parcerias simples com outros pequenos negócios ampliam o alcance e estimulam o consumo no bairro, enquanto conteúdos curtos sobre bastidores e depoimentos de clientes reforçam a confiança. “O consumidor escolhe quem demonstra utilidade, proximidade e organização. Já a apresentação clara de combos e kits, com explicações objetivas sobre usos e benefícios, é outro recurso para simplificar a escolha e ampliar o valor médio das vendas”, explica ele.
